Biden EUA Imigração Mundo

Morre menino mexicano de nove anos que tentava entrar ilegalmente nos Estados Unidos

AFP – Um menino mexicano de nove anos morreu tentando cruzar o Rio Grande para entrar ilegalmente nos Estados Unidos, informaram as autoridades que patrulham a área nesta sexta-feira (26), em meio a um debate sobre o aumento do fluxo de migrantes.

Esse menor foi encontrado com uma mulher guatemalteca e um menino de três anos. Todos os três estavam inconscientes, encontrados em uma ilha no rio, em 20 de março.

“Os agentes encontraram os indivíduos e imediatamente tentaram aplicar os primeiros socorros e transportá-los para a terra firme”, relatou o escritório da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP). A mulher e a criança de três anos foram reanimados, mas a outra criança morreu.

Esses três migrantes – que não foram identificados – faziam parte de um grupo de mais de 500 pessoas resgatadas de situações de perigo nos últimos cinco meses.

Um alto funcionário da CBP indicou nesta sexta-feira que os números continuam a aumentar e que cerca de 6.000 migrantes sem documentos foram interceptados na quinta-feira tentando entrar no país.

Mas, ao contrário do que acontecia no passado – quando a maioria dos migrantes eram adultos que viajavam sozinhos -, recentemente, quase metade são famílias ou menores desacompanhados.

A grande maioria é devolvida ao território mexicano, mas os menores sozinhos e algumas famílias podem entrar nos Estados Unidos.

Os centros de acolhimento de crianças, tanto os de propriedade da CBP quanto os administrados pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), estão superlotados.

Na quarta-feira, o CBP tinha como responsabilidade cuidar de 5.156 menores, e o HHS – que depois tem a tarefa de tentar reunir as crianças com parentes nos Estados Unidos – abrigava 11.900.

Em fevereiro, mais de 9.000 menores desacompanhados – a maioria do México e da América Central – entraram nos Estados Unidos e neste mês os números devem ultrapassar 14.000.

Abaixo video mostra afogamento de imigrante tentando cruzar rio que separa Estados Unidos do México

Deixe um comentário

WordPress Ads