Home Biden Morre menino mexicano de nove anos que tentava entrar ilegalmente nos Estados Unidos
Biden - EUA - Imigração - Mundo - 03/26/2021

Morre menino mexicano de nove anos que tentava entrar ilegalmente nos Estados Unidos

A abordagem 'mais humana' do novo presidente em relação à imigração alimentou um aumento no número de migrantes que tentam entrar nos Estados Unidos, com vários deles perdendo suas vidas no processo

AFP – Um menino mexicano de nove anos morreu tentando cruzar o Rio Grande para entrar ilegalmente nos Estados Unidos, informaram as autoridades que patrulham a área nesta sexta-feira (26), em meio a um debate sobre o aumento do fluxo de migrantes.

Esse menor foi encontrado com uma mulher guatemalteca e um menino de três anos. Todos os três estavam inconscientes, encontrados em uma ilha no rio, em 20 de março.

“Os agentes encontraram os indivíduos e imediatamente tentaram aplicar os primeiros socorros e transportá-los para a terra firme”, relatou o escritório da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP). A mulher e a criança de três anos foram reanimados, mas a outra criança morreu.

Esses três migrantes – que não foram identificados – faziam parte de um grupo de mais de 500 pessoas resgatadas de situações de perigo nos últimos cinco meses.

Um alto funcionário da CBP indicou nesta sexta-feira que os números continuam a aumentar e que cerca de 6.000 migrantes sem documentos foram interceptados na quinta-feira tentando entrar no país.

Mas, ao contrário do que acontecia no passado – quando a maioria dos migrantes eram adultos que viajavam sozinhos -, recentemente, quase metade são famílias ou menores desacompanhados.

A grande maioria é devolvida ao território mexicano, mas os menores sozinhos e algumas famílias podem entrar nos Estados Unidos.

Os centros de acolhimento de crianças, tanto os de propriedade da CBP quanto os administrados pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), estão superlotados.

Na quarta-feira, o CBP tinha como responsabilidade cuidar de 5.156 menores, e o HHS – que depois tem a tarefa de tentar reunir as crianças com parentes nos Estados Unidos – abrigava 11.900.

Em fevereiro, mais de 9.000 menores desacompanhados – a maioria do México e da América Central – entraram nos Estados Unidos e neste mês os números devem ultrapassar 14.000.

Abaixo video mostra afogamento de imigrante tentando cruzar rio que separa Estados Unidos do México

Deixe um comentário

Leia também

Bolsonaro cumprirá quarentena determinada pela Anvisa

COM R7 – O presidente Jair Bolsonaro cumprirá a norma de quarentena determinada pela…