Biden Mundo Policial

Manifestantes entram em confronto com a polícia nos EUA após mais uma morte de homem negro durante abordagem

JSNEWS – Manifestantes entraram em confronto com a polícia em Minneapolis, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, neste domingo (11), depois que um policial matou um homem negro. A vítima foi identificada por parentes no local como Daunte Wright, de 20 anos, segundo o jornal “Star Tribune”.

Em resposta a ação policial, centenas de manifestantes enterram em conflito com a policia de Brooklyn Center na noite de domingo, e a polícia usou gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral para dispersar a multidão. À meia-noite (2H00 de Brasília), a Guarda Nacional seguiu para o local e o prefeito de Brooklyn Center, Mike Elliott, declarou um toque de recolher de 1H00 até as 6H00 locais. A cidade em que ocorre os protestos fica há 16 quilômetros ao noroeste de Minneapolis, onde acontece o julgamento de um ex-policial acusado pela morte de George Floyd. A morte de Floyd desencadeou uma onda de protestos nos Estados Unidos contra o racismo e a brutalidade policial.

Katie Wright, a mãe de Daunte Wright, afirmou que seu filho ligou para contar que a polícia havia ordenado que ele parasse o veículo, segundo o jornal “Star Tribune“, um jornal local. Ela também disse que ouviu quando os policiais afirmaram ao filho que soltasse o telefone e depois um dos agentes encerrou a ligação. Pouco depois, a namorada do filho afirmou que ele estava morto.

De acordo com a mãe de Wright, o jovem foi abordado pelo policiais porque ele tinha um objeto pendurado no espelho retrovisor – o que é uma infracção no estado do Minnesota que, segundo a organização de defesa dos direitos civis ACLU, é usada como “um pretexto para mandar parar jovens negros”.

Num comunicado, a ACLU avança que o mandado “parece ser referente a um delito sem especial gravidade”, o que pode incluir o desconhecimento de uma ordem inicial para comparecer em tribunal.

O departamento de assuntos criminais de Minnesota confirmou à AFP que está “investigando” o envolvimento de um agente em um tiroteio em Brooklyn Center, mas se negou a identificar a vítima.

O que disse a policia

Em um comunicado, a polícia do Brooklyn Center disse que os policiais pararam um homem devido a uma infração de trânsito, pouco antes das 14h, e descobriram que ele tinha um mandado de prisão pendente. Enquanto a polícia tentava levá-lo preso, ele voltou a entrar no veículo e um policial atirou, segundo o comunicado. O motorista ainda dirigiu por vários quarteirões antes de atingir outro veículo e morrer no local.

O motorista retornou ao veículo e um dos agentes atirou, atingindo o condutor, que morreu no local.

Uma passageira do automóvel sofreu “ferimentos”, mas sua vida está fora de perigo. Ela foi levada para um hospital local, segundo o comunicado, que não identificou a mulher.

O governador de Minnesota, Tim Walz, disse que estava monitorando a situação. “Estamos orando pela família de Daunte Wright, enquanto nosso estado lamenta outra vida de um homem negro levado por policiais”, escreveu Walz no Twitter.

Deixe um comentário

WordPress Ads