Biden Mundo Novo Normal Política

Mais republicanos do que democratas estariam dispostos a lutar se o que aconteceu na Ucrânia ocorresse nos EUA, revela pesquisa

JSNEWS – Se os americanos estivessem na mesma posição que os ucranianos agora, mais republicanos do que democratas lutariam por seu país, de acordo com uma pesquisa divulgada na segunda-feira pela Universidade de Quinnipiac, em  Hamden no estado de Connecticut.

Dos republicanos pesquisados, 68% disseram que encararia inimigo em comparação com 40% dos democratas. Entre os democratas, 52% disseram que fugiriam do país, em comparação com 25% dos republicanos.

Enquanto a questão hipotética estava polarizando entre os partidos, a maioria dos americanos (55%) ainda ficaria e lutaria se estivessem na mesma posição que os ucranianos estão agora. Apenas 38% dos entrevistados disseram que deixariam o país.

“Quando confrontados com uma hipótese de uma terrível invasão que os colocaria no lugar dos ucranianos, os americanos dizem que ficariam e lutariam em vez de buscar segurança em outro país”, disse tim Malloy, analista de pesquisas da Universidade de Quinnipiac.

Refugiados: De acordo com a pesquisa, 66% dos republicanos e 91% dos democratas disseram apoiar a aceitação de refugiados ucranianos nos EUA.

Pelo menos 1,7 milhão de refugiados fugiram da Ucrânia desde o início da ofensiva russa há quase duas semanas, segundo dados da agência de refugiados da ONU, o ACNUR.

De acordo com a pesquisa, 60% dos americanos também acreditam que o presidente russo Vladimir Putin é mentalmente instável e disposto a usar armas nucleares contra países da OTAN.

Quando perguntados se as ações de Putin contra a Ucrânia eram comparáveis às ações de Adolph Hitler contra a Áustria e a Tchecoslováquia antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, metade dos americanos entrevistados concordou.

Se Putin decidir ir além da Ucrânia e atacar um país da OTAN, 79% aprovaram uma resposta militar dos EUA, incluindo 82% dos republicanos e 88% dos democratas.

De acordo com a pesquisa, 83% dos republicanos e 91% dos democratas não acreditam que o povo russo tenha capacidade de fazer Putin mudar de opinião ou mesmo influenciar o que o governo da Rússia decide fazer. Dos entrevistados, 74% também sentem que o povo russo não tem uma compreensão completa do que está acontecendo na Ucrânia.

“Os russos estão em grande parte no escuro e incapazes de impedir a destruição que está sendo feita por Putin, dizem os americanos que veem o líder russo como mentalmente instável. E metade dos americanos compara Putin ao vilão mais sombrio da história moderna, Adolf Hitler”, acrescentou Malloy.

Quase metade dos americanos, 49%, também dizem que o ataque à Ucrânia contribuiu para que eles se sentissem ansiosos, de acordo com a pesquisa.

Quando perguntados quanto tempo esperam que a guerra na Ucrânia dure, 19% dos entrevistados acreditam que isso terminará em semanas, 44% acham que terminará em meses e 23% acreditam que durará anos.

A Quinnipiac University Poll entrevistou 1.374 adultos americanos em todo o país entre 4 e 6 de março, com uma margem de erro de mais ou menos 2,6 pontos percentuais.

Deixe um comentário

WordPress Ads