Biden Mundo Política

Mais da metade dos americanos dizem que Trump deveria ter sido condenado

JSNEWS – O segundo julgamento de ‘impeachment’ do ex-Presidente dos Estados Unidos reforçou a opinião pública em torno da condenação de Donald Trump por “incitamento à insurreição”. Segundo uma nova sondagem da ABC News/Ipsos, mais de metade dos americanos (58%) afirmaram que Trump deveria ter sido condenado.

Na semana passada, o número menor, 56% daqueles que responderam a pesquisa disseram que Donald Trump devia ser afastado.

Em 2019, após Trump ter sido absolvido no seu primeiro julgamento de ‘impeachment’ no Senado, os norte-americanos dividiram-se uniformemente quanto ao resultado: 49% aprovava o julgamento e 47% desaprovava, de acordo com uma sondagem da Universidade de Monmouth, nos EUA.

Desta vez, o Senado ficou a 10 votos de distância de alcançar a maioria de dois terços necessária para condenar o ex-Presidente, quando todos os republicanos, exceto sete, declararam Trump inocente. Este resultado marcou o veredito mais bipartidário de sempre num julgamento de ‘impeachment’ presidencial.

Os sete republicanos, que constituem 14% da legenda do Partido Republicano no Senado e refletem os 14% de republicanos de todo o país que acreditam que Trump deveria ter sido condenado e impedido de ocupar futuros cargos.

88% dos democratas e 64% dos independentes também disseram que o ex-presidente deveria ter sido condenado pelo seu papel desempenhado no ataque ao Capitólio em 6 de Janeiro.

A decisão dos 43 senadores republicanos de absolver Trump reforça a percepção do domínio ele mantém sobre o partido, mesmo após a sua derrota eleitoral.

O líder do Senado minoritário Mitch McConnell, um dos republicanos que votou favorável a Trump disse que era inconstitucional julgar um ex-Presidente, desculpou-o pelo seu “vergonhoso desrespeito do dever”. Não há dúvida, nenhuma, de que o presidente Trump é moralmente o responsável por provocar os eventos do dia. Não há dúvida sobre isso“, disse McConnell no plenário do Senado logo após a votação final. “As pessoas que invadiram este prédio acreditaram que estavam agindo de acordo com os desejos e instruções de seu presidente.”

Embora muitos senadores republicanos estejam incomodados com as ações de Trump do que a contagem final dos votos pode mostrar, as pesquisas sugerem que a base republicana continua solidamente seguindo-o.

Entre os republicanos, 86% dizem que Trump não deveria ter sido condenado e desqualificado para um futuro cargo, atitude compartilhada por apenas 11% dos democratas e 35% dos independentes.

A pesquisa também mostrou que mais de oito em cada 10 republicanos (83%) disseram que o julgamento nem deveria ter acontecido.

 

 

Deixe um comentário

WordPress Ads