Brasil Esportes EUA Internacional Mundo Saúde

Liga de beisebol americana anuncia retorno com temporada reduzida

CNN BRASIL – O comissário Robert D. Manfred Jr. anunciou nesta terça-feira (23) que a Major League Baseball (MLB), principal liga americana de baseball, iniciará a temporada regular de 2020 entre os dias 23 e 24 de julho.

Em março, durante a pré-temporada, as 30 equipes da MLB cessaram as atividades por conta da pandemia do novo coronavírus, sem previsão de retorno.
O anúncio segue a confirmação de que a Associação de Jogadores da MLB aceitou os protocolos de saúde e segurança que orientarão o retorno da liga. No último mês, o sindicato e a liga chegaram a trocar farpas pela volta da competição e o pagamento dos jogadores. Agora, os atletas se reapresentarão para os treinamentos até 1º de julho.

“A saúde e a segurança dos jogadores e funcionários permanecerão como principais prioridades em seu retorno”, comunicou a MLB. A liga ainda afirma que está trabalhando com diversos especialistas em saúde pública, em doenças infecciosas e fornecedores de tecnologia, em uma abordagem que visa um retorno seguro à prática esportiva.

Uma programação de temporada regular alternativa, de 60 jogos, foi enviada para análise pela Associação de Jogadores. Em situações normais, a liga possui 162 jogos. O cronograma proposto incluirá majoritariamente o jogo entre as equipes de uma mesma divisão, com a parte restante dos jogos de cada clube contra a divisão geográfica correspondente da liga oposta (ou seja, leste x leste, central x central e central x oeste x oeste), a fim de reduzir a distância das viagens. Espera-se que a grande maioria dos clubes da Major League realize treinamentos nos estádios das principais cidades de origem.

“A Major League Baseball está entusiasmada em anunciar que a temporada 2020 está próxima. Nós fornecemos à Associação de Jogadores um cronograma de 60 jogos e estamos empolgados em oferecer aos nossos grandes fãs Beisebol novamente em breve”, disse Manfred.

A Associação de Jogadores também confirmou o retorno da temporada em um tweet na noite desta terça-feira (23): “Todos os problemas restantes foram resolvidos e os jogadores estão se reportando aos campos de treinamento“, afirmaram.

Pelas redes sociais, as franquias manifestaram o alívio com a confirmação da temporada. Atual campeão da World Series, o Washington Nationals publicou um vídeo com o troféu do campeonato, provocando os rivais com os dizeres “venham pegá-lo”.

Jogadores e funcionários com Covid-19

Na semana passada, vários jogadores e funcionários da Major League Baseball tiveram resultado positivo para Covid-19.

Não se sabe até então quantos testes deram positivo ou quais equipes foram impactadas. As notícias dos testes positivos foram divulgadas em uma carta obtida pelo USA Today, enviada pelo vice-comissário da MLB, Dan Halem, ao advogado da Associação de Jogadores, Bruce Meyer. Na época, ambas as partes trabalhavam para chegar a um acordo formal para retorno da prática esportiva.

Na carta, o vice-comissário destacou sobre a recente proliferação de novos casos de Covid-19 nos EUA e o conhecimento de atletas e funcionários diagnosticados com a doença. Segundo ele, esses fatores “aumentaram os riscos associados ao início do treinamento”.

Equipes da MLB – como o Philadelphia Phillies e o San Francisco Giants – tiveram que fechar suas instalações após alguns jogadores serem diagnosticados com Covid-19.

Deixe um comentário

WordPress Ads