Mundo

Kim pede a Putin que trabalhe em conjunto para resolver a questão nuclear

AP – O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu nesta quinta-feira (25) ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, que trabalhem em conjunto para explorar formas de resolver o problema da desnuclearização da Península Coreana. Eles tiveram um encontro inédito na cidade russa de Vladivostok.

“A situação na Península Coreana é de grande interesse para toda a comunidade internacional. Espero que nosso encontro seja importante para avaliarmos essa situação em conjunto, trocarmos impressões sobre a situação e como resolver esse problema conjuntamente”, disse o líder norte-coreano a Putin, no início do encontro.

No início da primeira cúpula entre os dois líderes desde que o norte-coreano assumiu o poder em 2011, Putin agradeceu os esforços de Kim “para desenvolver o diálogo intercoreano e normalizar as relações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos”.

O presidente russo afirmou que as delegações russas e norte-coreana discutiram, durante as quase duas horas de reunião, a história das relações entre os dois países e os planos de desenvolvimento para a cooperação bilateral.

“Falamos, é claro, sobre a situação na península coreana, trocamos opiniões sobre o que precisa ser feito para que a situação tenha perspectivas de melhora”, disse.

Solução Pacífica
Kim mostrou-se “muito contente” em visitar a Rússia, país com o qual a Coreia do Norte tem 20 km de fronteira terrestre. Ele o descreveu o “grande vizinho” como um país “amigável”.

“Espero que nossas negociações continuem da mesma forma, de maneira útil e construtiva”, disse ele.

Vladimir Putin também expressou confiança em que a cúpula com o líder da Coreia do Norte permitirá não apenas desenvolver as relações bilaterais, mas também contribuir para a solução pacífica da questão nuclear na península coreana.

De acordo com o representante russo na União Europeia (UE), Vladimir Chizhov, os dois líderes abordaram a retomada das negociações de seis partes (as duas Coreias, Japão, EUA, Rússia e China) para a resolução do conflito nuclear, atualmente estagnada.

O dirigente norte-coreano chegou na quarta-feira à Rússia após uma viagem de 10 horas em seu trem blindado.

A primeira cúpula entre os dois líderes aconteceu no edifício “S” do campus da Universidade Federal do Distante Oriente, na Ilha Russky, em Vladivostok.

Kim chegou às 14h10 (horário local, 1h10 de Brasília) e foi recebido na entrada com um aperto de mão de Putin, que tinha chegado 20 minutos antes ao local.

Deixe um comentário

WordPress Ads