Home Local Julgamento de Kyle Rittenhouse: Quando o veredito será anunciado?
Local - Mundo - 2 semanas atrás

Julgamento de Kyle Rittenhouse: Quando o veredito será anunciado?

JSNEWS (VIA AP) – À medida que o julgamento de Kyle Rittenhouse vai chegando ao fim, todas as atenções estão se voltando para os jurados que devem determinar o destino do jovem que é acusado várias infrações, o veredicto pode sair na próxima semana em Kenosha, no estado do Wisconsin.

Jacob Blake

As argumentações finais entre defesa e acusação devem ocorrer na segunda-feira, e o juiz Bruce Schroeder instruiu ambos os lados a serem breves. A defesa também aguarda um pedido de anulação do julgamento.

Caso o pedido da defesa seja negada, os especialistas jurídicos dizem que é impossível prever quanto tempo o júri levará para chegar a um decisão depois de analisar as evidências apresentadas em oito dias de depoimentos.

Os advogados do Sr. Rittenhouse argumentam que ele agiu em legítima defesa quando atirou em três homens durante uma onda de protestos contra a força policial de Kenosha por ferirem a tiros a Jacob Blake em 25 de agosto de 2020.

Dois homens, Joseph Rosenbaum e Anthony Huber, foram mortos e Gaige Grosskreutz, foi ferido no braço pelo acusado que portava um fuzil de assalto semiautomático leve modelo AR15.

Rittenhouse disse em seu depoimento que temia por sua vida e atirou em legitima defesa quando tentaram desarma-lo. Ele também disse que não desejava matar ninguém naquela noite.

De acordo com a lei do estado do Wisconsin, uma pessoa pode matar alguém somente quando for

Kenosha (Foto: Stephen Maturen/ Reuters / 26/08/2020)

“necessário para prevenir a morte iminente sua ou de terceiros ou evitar grandes lesões corporais sua ou de terceiros”. Os jurados decidirão se Rittenhouse acreditava que estava sob esse nível de ameaça e se essa crença era razoável.

A acusação diz por sua vez que Rittenhouse é um instigador da violência e que na noite dos tiroteios ele não tinha permissão legal para portar seu AR-15, quanto mais leva-lo a uma manifestação porque tinha apenas 17 anos na ocasião do incidente.

O Sr. Rittenhouse pode pegar no máximo a prisão perpétua se for condenado das acusações mais graves incluindo homicídio imprudente de primeiro grau, homicídio doloso de

primeiro grau e tentativa de homicídio doloso de primeiro grau. O estado do Wisconsin aboliu a pena de morte em 1853.

Dos dezoito jurados que ouviram o caso, apenas 12 deliberarão. O juiz Schroeder escolhera os nomes para compor o painel do júri após a exposição dos argumentos finais.

O xerife do condado de Kenosha divulgou uma declaração sobre a ‘preparação para veredicto’ nessa quinta-feira, 11, dizendo que o julgamento está sendo monitorado de perto porque “reconhecemos que algumas opiniões e sentimentos diferentes estão envolvidos em torno desse julgamento e isso pode causar preocupações”.

A polícia de Chicago, no estado vizinho de Illinois, também está se preparando para eventuais distúrbios e cancelou as folgas das forças de segurança por temor de uma onda de protestos.

Deixe um comentário

Leia também

Black Friday nos EUA tem menos pessoas e promoções

REUTERS – Os caçadores de pechinchas aventuraram-se em um clima frio para comprar pr…