Home Biden Juiz mais antigo da Suprema Corte dos USA, Stephen Breyer, vai se aposentar
Biden - EUA - Local - Mundo - 01/26/2022

Juiz mais antigo da Suprema Corte dos USA, Stephen Breyer, vai se aposentar

A saída de Breyer não alteraria a disposição das cadeiras da Suprema Corte que tem maioria conservadora (6 para 3).

JSNEWS – Stephen Breyer, o juiz mais antigo da Suprema Corte dos Estados Unidos, vai se aposentar em breve, segundo diferentes reportagens da imprensa americana publicadas nesta quarta-feira (26). O magistrado de 83 anos é um dos três representantes de orientação socialista da mais alta corte americana, que é dominada pelos conservadores nomeados pelos Republicanos.

Breyer é o juiz mais antigo da Suprema Corte e tem sido pressionado por democratas a renunciar nos últimos meses.

De acordo com o jornal “NY POST”, Joe Biden deverá anunciar a saída de Breyer na próxima quinta (27) em um discurso na Casa Branca.

O anúncio da aposentadoria foi dado, em primeira mão, por reportagem da emissora americana NBC, citando fontes próximas ao juiz.

Com a aposentadoria do juiz socialista, que foi nomeado pelo democrata Bill Clinton em 1994, torna possível a Biden cumprir uma promessa de campanha e indicar uma mulher negra para o posto, segundo a agência Associated Press.

A saída de Breyer não alteraria a disposição das cadeiras da Suprema Corte que tem maioria conservadora (6 para 3).

Entre os nomes que estão sendo divulgados como potenciais indicados estão a juíza da Suprema Corte da Califórnia Leondra Kruger, a juíza do Circuito dos EUA Ketanji Brown Jackson, a proeminente advogada de direitos civis Sherrilyn Ifill e a juíza distrital dos EUA Michelle Childs, a quem Biden nomeou para ser juiz do tribunal de apelações.

Childs é um dos favoritos do deputado James Clyburn (D-SC), que fez um endosso crucial de Biden pouco antes das primárias presidenciais da Carolina do Sul em 2020.

Deixe um comentário

Leia também

Elon Musk desafia acusadora abuso sexual para descrever como são suas partes íntimas

JSNEWS – Elon Musk disse que a mulher que o acusou de má conduta sexual de ser uma &…