Biden EUA Local Mundo

Juiz mais antigo da Suprema Corte dos USA, Stephen Breyer, vai se aposentar

JSNEWS – Stephen Breyer, o juiz mais antigo da Suprema Corte dos Estados Unidos, vai se aposentar em breve, segundo diferentes reportagens da imprensa americana publicadas nesta quarta-feira (26). O magistrado de 83 anos é um dos três representantes de orientação socialista da mais alta corte americana, que é dominada pelos conservadores nomeados pelos Republicanos.

Breyer é o juiz mais antigo da Suprema Corte e tem sido pressionado por democratas a renunciar nos últimos meses.

De acordo com o jornal “NY POST”, Joe Biden deverá anunciar a saída de Breyer na próxima quinta (27) em um discurso na Casa Branca.

O anúncio da aposentadoria foi dado, em primeira mão, por reportagem da emissora americana NBC, citando fontes próximas ao juiz.

Com a aposentadoria do juiz socialista, que foi nomeado pelo democrata Bill Clinton em 1994, torna possível a Biden cumprir uma promessa de campanha e indicar uma mulher negra para o posto, segundo a agência Associated Press.

A saída de Breyer não alteraria a disposição das cadeiras da Suprema Corte que tem maioria conservadora (6 para 3).

Entre os nomes que estão sendo divulgados como potenciais indicados estão a juíza da Suprema Corte da Califórnia Leondra Kruger, a juíza do Circuito dos EUA Ketanji Brown Jackson, a proeminente advogada de direitos civis Sherrilyn Ifill e a juíza distrital dos EUA Michelle Childs, a quem Biden nomeou para ser juiz do tribunal de apelações.

Childs é um dos favoritos do deputado James Clyburn (D-SC), que fez um endosso crucial de Biden pouco antes das primárias presidenciais da Carolina do Sul em 2020.

Deixe um comentário

WordPress Ads