Brasil Celebridades Cultura Eventos Mundo

João Gilberto, um dos criadores da bossa nova, morre aos 88 anos

ESTADO – Morreu hoje (06/07) no Rio de Janeiro, aos 88 anos, o cantor e compositor João Gilberto, considerado um dos pais da bossa nova.

Segundo amigos da família, João Gilberto passava por um exame, que teve complicações. Os advogados da filha Bebel Gilberto, que trava uma disputa com o irmão João Marcelo, estão a caminho da casa do cantor. O corpo deverá ter que passar por uma autópsia.

O estado do cantor se debilitou muito após a morte da amiga e ex-mulher Miúcha, também cantora, que morreu em dezembro do ano passado.

João Gilberto estava sem plano de saúde, e pesava cerca de 40kg. Os atendimentos médicos eram pagos pela filha Bebel Gilberto, que administrava a conta onde o cantor recebia os direitos autorais.

João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, nascido em Juazeiro, Bahia, em 1931, revolucionou a música brasileira. Contribuiu decisivamente para tornar a bossa nova um estilo musical reconhecido em todo o mundo.

Um dos mais influentes compositores da música brasileira, João Gilberto gravou discos seminais como “Chega de Saudade” (1958), “Getz/Gilberto” (1964) — que lhe rendeu um Grammy — e “O amor, o Sorriso e a Flor” (1960).

Deixe um comentário

WordPress Ads