Massacre Mundo

Israel permanece em silêncio para recordar o Holocausto

AFP – A vida parou em Israel por dois minutos nesta quinta-feira (28) ao som das sirenes para recordar o dia do Holocausto, em memória dos seis milhões de judeus assassinados pelo nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.

Às 10H00 (4H00 de Brasília), os israelenses respeitaram um momento de silêncio nas ruas, varandas de suas casas e nas portas de estabelecimentos comerciais e prédios.

Os motoristas desceram dos carros e os ônibus interromperam as viagens. Os alunos de todas as escolas e universidades também respeitaram os dois minutos de reflexão.

Todos os canais de televisão e as rádios transmitem desde quarta-feira depoimentos, documentários e filmes sobre o genocídio.

Motoristas em Tel Aviv durante os dois minutos de silêncio para recordar o Holocausto (AFP/JACK GUEZ) (JACK GUEZ)

Durante uma cerimônia no memorial da Shoa em Jerusalém, Yad Vashem, o primeiro-ministro israelense Naftali Bennett afirmou que “nenhum acontecimento, por mais cruel que tenha sido, é comparável ao Holocausto”.

“O Holocausto é a expressão final e absoluta dos milhares de anos de antissemitismo”, acrescentou.

Durante a cerimônia, sobreviventes da Shoa acenderam seis tochas em memória dos seis milhões de judeus massacrados pelos nazistas.

Em uma visita na quarta-feira ao Parlamento israelense em Jerusalém, a presidente do Bundestag (Parlamento alemão), Barbel Bas, declarou que “a responsabilidade da Alemanha na luta contra o antissemitismo não terminou”.

“As lições do Holocausto exigem de nós que jamais toleremos o surgimento e a disseminação do antissemitismo”, escreveu Bas no livro de ouro do Knesset.

“Estamos ao lado de Israel”, acrescentou.

De acordo com números oficiais, 161.400 sobreviventes do Holocausto vivem atualmente em Israel.

Deixe um comentário

WordPress Ads