Cultura Mundo Tecnologia

iOS 15.2: a Apple atualiza o iPhone com alguns recursos controversos

JSNEWS – Enquanto algumas atualizações no sistema operacional do iPhone trazem apenas atualizações comuns dos softwares existentes, os novos recursos trazem algumas mudanças mais significativas e também e controversas.

A nova atualização do iOS 15.2 que já esta disponível para download inclui novas configurações de “segurança de comunicação” permite que o telefone examine, através de um algoritmo, as imagens entre as enviadas as que possam conter pornografia ou nudez.

Ao que se sabe, a medida deve valer nos Estados Unidos, de modo a agradar ativistas da segurança digital infantil  que contam com forte mobilização naquele país.

A nova dinâmica deve funcionar da seguinte forma: ao tentar enviar uma imagem com conteúdo íntimo, o usuário receberá uma notificação antes que a foto seja efetivamente encaminhada.

E ao receber imagens deste teor, a plataforma vai usar um algoritmo para identificar o conteúdo e deixá-lo borrado num primeiro momento e perguntará se a pessoa realmente quer ter acesso ao conteúdo recebido.

Também incluída na nova atualização a versão completa do Relatório de privacidade do aplicativo, que adiciona uma opção nas configurações para ver quais aplicativos analisaram a “localização, fotos, câmera, microfone, contatos e mais” de um usuário na semana anterior, como sua atividade de rede.

A atualização também inclui outros recursos menos polêmicos, como o lançamento do Apple Music Voice Plan. Isso dá às pessoas a opção de pagar menos por sua assinatura do serviço de streaming de música, se elas apenas o usarem por meio do Siri e controlar as músicas com sua voz.

Também inclui a introdução das novas ferramentas “Digital Legacy” da Apple, destinadas a controlar o que acontece com as informações pessoais se o proprietário de uma conta morrer. As pessoas podem escolher “Contatos herdados”, que poderão acessar uma conta do iCloud e outros dados em caso de morte.

Outras atualizações menores trazem pequenas mudanças na forma como a câmera, o aplicativo de TV e os recursos do CarPlay funcionam. Uma melhoria no Find My também faz que os aparelhos possam ser encontrados até cinco horas após a bateria acabar, se estiverem funcionando no modo “Reserva de Energia”.

Deixe um comentário

WordPress Ads