Home Massacre Índia tem novo recorde de mortes por Covid e supera 250 mil óbitos
Massacre - Mundo - Novo Normal - Saúde - 05/12/2021

Índia tem novo recorde de mortes por Covid e supera 250 mil óbitos

País também chegou ao 21º dia consecutivo com mais de 300 mil novos casos confirmados. Pandemia agora se espalha pelo vasto interior rural da Índia, que concentra 2/3 da população

AP – A Índia registrou um novo recorde diário de mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (12) e superou a marca de 250 mil vítimas do novo coronavírus desde o início da pandemia.

Foram 4.205 óbitos nas últimas 24 horas, o que eleva o total de vítimas para 254 mil, e mais 348.421 novos casos, fazendo o número de infectados passar de 23,3 milhões, segundo o governo indiano.

É o 21º dia consecutivo com mais de 300 mil novos casos.

Mas, apesar dos números astronômicos, há fortes indícios de subnotificação — sobretudo de mortes. Especialistas acreditam que os números reais podem ser de cinco a dez vezes maiores.

O segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, sofre há mais de um mês com hospitais abarrotados e crematórios que não conseguem atender ao volume de corpos.

Para piorar, a pandemia agora se espalha pelo vasto interior rural da Índia, que concentra dois terços da população, e há uma crescente preocupação mundial com uma nova variante.

Covid avança pelo interior
A pandemia parece estar atingindo um platô nas grandes cidades, mas ainda faltam leitos, oxigênio e remédios nos hospitais, que não conseguem atender à demanda de pacientes.

Pessoas morrem em casa ou dentro de ambulâncias, à espera de atendimento médico, e familiares são obrigados a pagar pelos suprimentos médicos e até pela lenha usada nos crematórios.

Na segunda-feira (10), dezenas corpos foram encontrados no Rio Ganges, perto da fronteira entre os estados de Bihar e Uttar Pradesh, dois dos mais pobres do país.

Moradores acreditam que eles foram jogados no rio porque crematórios estão lotados e muitos parentes não têm dinheiro para pagar pela madeira das piras funerárias.

Deixe um comentário

Leia também

57 mil detidos: número de brasileiros cruzando fronteira do México para EUA bate recorde

BBC NEWS BRASIL – O número de brasileiros cruzando ilegalmente a fronteira sul dos E…