Massacre Mundo Novo Normal Saúde

Índia tem novo recorde de mortes por Covid e supera 250 mil óbitos

AP – A Índia registrou um novo recorde diário de mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (12) e superou a marca de 250 mil vítimas do novo coronavírus desde o início da pandemia.

Foram 4.205 óbitos nas últimas 24 horas, o que eleva o total de vítimas para 254 mil, e mais 348.421 novos casos, fazendo o número de infectados passar de 23,3 milhões, segundo o governo indiano.

É o 21º dia consecutivo com mais de 300 mil novos casos.

Mas, apesar dos números astronômicos, há fortes indícios de subnotificação — sobretudo de mortes. Especialistas acreditam que os números reais podem ser de cinco a dez vezes maiores.

O segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, sofre há mais de um mês com hospitais abarrotados e crematórios que não conseguem atender ao volume de corpos.

Para piorar, a pandemia agora se espalha pelo vasto interior rural da Índia, que concentra dois terços da população, e há uma crescente preocupação mundial com uma nova variante.

Covid avança pelo interior
A pandemia parece estar atingindo um platô nas grandes cidades, mas ainda faltam leitos, oxigênio e remédios nos hospitais, que não conseguem atender à demanda de pacientes.

Pessoas morrem em casa ou dentro de ambulâncias, à espera de atendimento médico, e familiares são obrigados a pagar pelos suprimentos médicos e até pela lenha usada nos crematórios.

Na segunda-feira (10), dezenas corpos foram encontrados no Rio Ganges, perto da fronteira entre os estados de Bihar e Uttar Pradesh, dois dos mais pobres do país.

Moradores acreditam que eles foram jogados no rio porque crematórios estão lotados e muitos parentes não têm dinheiro para pagar pela madeira das piras funerárias.

Deixe um comentário

WordPress Ads