Local Mundo Novo Normal Política

Hospitais de Massachusetts tomam medidas adicionais devido ao aumento dos casos de COVID-19 e a falta de funcionários

JSNEWS – O numero de contágios pelo Corona vírus em Massachusetts dispararam nos últimos meses, atingindo níveis semelhantes aos do inverno passado, e isso deve-se em parte à variante ômicron. Enquanto isso, os hospitais do estado estão enfrentando escassez de pessoal que está comprometendo ainda mais o sistema de saúde.

Governador de Massachusetts, Charlie Baker (Rep.).

A Secretaria de Estado de Saúde (DPH) afirmou em um comunicado que o sistema estadual de saúde enfrenta uma “escassez crítica de profissionais de saúde”, o que deixou cerca de 700 leitos médicos/cirúrgicos e de UTI inoperantes, levando ao governador Charlie Baker a anunciar na última sexta-feira, 14, várias ordens emergenciais destinadas a aliviar a capacidade hospitalar diante da falta de pessoal em meio ao aumento contínuo dos casos de  COVID-19 no estado. O DPH disse que essas novas medidas “visam garantir que os hospitais possam tratar aqueles que precisam de atendimento de urgência”.

Para auxiliar as unidades de saúde com falta de pessoal, o DPH emitiu ordens para:

  • Diminuir as visitas para serviços não emergenciais.
  • Permitir que assistentes médicos qualificados trabalhem de forma independente.
  • Flexibilização das equipes das unidades de diálise.
  • Permitir que médicos treinados no exterior se qualifiquem para o licenciamento mais facilmente.
  • Baker disse que até 500 membros da Guarda Nacional estão ativos para ajudar hospitais.

Até o momento, o último relatório do DPH, divulgado em 14 de janeiro, registrou 12.864 novos casos confirmados de COVID-19 em um único dia.

Também informou que 3.223 pacientes com casos confirmados de coronavírus foram hospitalizados em Massachusetts, dos quais 460 estavam em tratamento intensivo. A média semanal de internações foi de 2.958.

As autoridades de saúde indicaram que 1.547 pacientes internados foram vacinados.

A secretária estadual de Saúde e Serviços Humanos, Marylou Sudders, disse no comunicado que as questões de capacidade e força de trabalho continuam sendo um desafio para os hospitais.

“Nosso sistema de saúde continua a experimentar restrições significativas de força de trabalho e capacidade devido a internações hospitalares mais longas do que a média, além dos desafios trazidos pelo COVID-19”, disse Sudders.

Vacina

De acordo com o DPH, mais de 5,15 milhões dos 7,03 milhões de residentes de Massachusetts estão totalmente vacinados contra o COVID-19.

A administração Baker anunciou o lançamento de uma ferramenta online que fornece aos residentes informações do certificado de vacina COVID-19. A “My Vax Records”, uma plataforma que armazena informações para gerar uma cópia digital do certificado de vacina COVID-19. O sistema foi criado pela empresa SMART Health Card e gera um código QR que pode ser usado para verificar a situação vacinal de um indivíduo.

Massachusetts não exige que seus residentes forneçam a comprovação da vacinação como requisito, este sistema busca apenas facilitar o acesso às informações sobre a situação vacinal para aqueles que desejam fazê-lo, esclarece a declaração das autoridades estaduais.

Por sua vez, na cidade de Boston, estabeleceu como obrigatória desde 15 de janeiro, a prova de vacinação para poder entrar em muitos espaços fechados, como bares ou restaurantes.

As pessoas devem mostrar que receberam pelo menos uma dose da vacina. Para verificar o status de vacinação pode ser exibido em imagem física ou digital, o cartão CDC, também baixando o aplicativo de verificação da vacina COVID-19. Na cidade, 553.407 moradores estão totalmente vacinados, ou 80,8% da população, segundo dados do DPH.

Máscara

A Administração Baker recomenda o uso de máscaras em espaços fechados para todos os residentes de Massachusetts. Baker disse que o Estado apoiará comunidades que adotam protocolos de segurança “adicionais“.

Embora senadores democratas tenham pressionado o governador a tomar posições mais firmes sobre o COVID-19, como o mandato da máscara ou vacinação, Baker deixou claro que não planeja estabelecer restrições ou medidas mais rigorosas como em fases anteriores da pandemia.

Em Boston, o mandato de máscara para lugares fechados permanece em vigor.

Teste COVID-19

Por ordem do presidente Joe Biden, a partir de 15 de janeiro o seguro de saúde privado deve cobrir até oito testes domésticos COVID-19 mensais para seus clientes.

A medida se aplica a testes que são comprados online ou em uma farmácia ou loja. No entanto, sua disponibilidade permanece limitada devido à recuperação da demanda gerada pela variante ômicron.

O CDC alertou sobre os golpes de teste COVID-19. As autoridades pedem para ficar alertas e observar as embalagens dos kits, estes devem ser aqueles autorizados pela FDA.

Deixe um comentário

WordPress Ads