Biden Imigração Mundo

Grupo com 45 migrantes que viajava em compartimento escondido de caminhão é encontrado no México

JSNEWS – Um grupo de 45 pessoas de diversas nacionalidades, que viajava no compartimento oculto de um caminhão, foi interceptado pelas autoridades mexicanas no estado de Veracruz, no Leste do país. Na sema passada, um grupo de mais de 90 imigrantes conseguiu quebrar o teto de um caminhão no México e fugir, um mês depois que 56 pessoas morreram em circunstâncias parecidas nos Estados Unidos.

De acordo com o Instituto Nacional de Migração (INM) agentes da Guarda Nacional fizeram a descoberta na madrugada de segunda-feira. O INM se encarregou de assistir os migrantes, que viajavam espremidos em um caminhão que parecia transportar resíduos industriais.

“Ao abrir a porta traseira do transporte de carga, só se viam chapas, tubos, tampas e latas de metal amassado; no entanto, as vozes das pessoas podiam ser ouvidas”, explicou o escritório de Imigração em comunicado.

Na parte inferior direita da parede que formava o lixo industrial, foi revelado um corredor, onde só uma pessoa de joelhos poderia entrar ou sair.

“Ao entrar no compartimento, foram encontrados colchões entre paredes de malha ciclônicas, que estavam presas a estruturas tubulares, para onde os migrantes eram levados sem ventilação”, disse o comunicado.

Dos 45 estrangeiros, 20 são da Venezuela, nove da República Dominicana, cinco do Equador, cinco de Cuba, três de Bangladesh, um da Guatemala, um de El Salvador e um da Nicarágua. Do total, 11 são mulheres e 34 homens, todos maiores de idade. Eles foram transferidos para uma estação migratória no município de Acayucán, em Veracruz, onde foi estabelecido contato com as autoridades consulares de seus países e definida sua situação jurídica.

Em 27 de junho, 56 migrantes morreram asfixiados na caçamba de um caminhão abandonado nas proximidades de San Antonio, no Texas, incluindo 26 mexicanos e 21 guatemaltecos. Os migrantes sofreram hipertermia (aumento da temperatura corporal) e desidratação aguda enquanto viajavam em um caminhão superlotado sem ventilação. Quatro homens foram presos em conexão com o caso e dois podem enfrentar a pena de morte ou prisão perpétua.

A viagem em caminhões é uma das modalidades mais perigosas realizadas por traficantes para levar migrantes ao território americano. Desde 2014, cerca de 6.430 migrantes morreram ou desapareceram a caminho dos Estados Unidos, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), e 850 morreram em acidentes ou devido a viagens em condições subumanas.

Deixe um comentário

WordPress Ads