Biden EUA Local Mundo Política

Greg Abbot, atual governador do Texas, vence as primarias republicanas e busca terceiro mandato

JSNEWS -Greg Abbott, atual governador do estado do Texas, venceu as primárias republicanas nessa terça-feira, encerrando um ano de campanha no qual enfrentou as criticas da direita mais radical dos Republicanos do Texas e vai disputar as eleições contra o candidato do Partido Democrata, Beto O’Rourke, em 8 Novembro desse ano.

Abbott, que busca seu terceiro mandato,  derrotou facilmente seus colegas mais radicais ultrapassando a marca de 50% necessária para evitar um segundo turno. Seus oponentes incluíram o ex-presidente do Partido Republicano do Texas Allen West e o empresário Don Huffines, ambos tinham procurado se posicionar como a alternativa mais conservadora a Abbot, a quem chama de liberal.  Abbott havia garantido o endosso do ex-presidente Donald Trump.

“Hoje à noite, os republicanos enviaram uma mensagem de que querem manter o Texas a terra da oportunidade e da prosperidade para absolutamente todos – a prosperidade que entregamos nos últimos oito anos”, disse Abbott em um comício de Corpus Christi.

O candidato do Partido Democrata, Beto O’Rourke é um ex-congressista do Texas e pré-candidato a presidência dos pelos democrata em 2020, e de acordo com a agencia AP, ele ganhou facilmente a indicação de seu partido para concorrer as eleições.

“OBRIGADO, TEXAS“, escreveu O’Rourke em uma mensagem no Twitter para seus apoiadores. “Vamos ganhar esta corrida um com o outro, um para o outro.”

O Texas não elege um governador democrata há mais de três décadas.

O’Rourke emergiu em 2018 como uma nova face do Partido Democrata do Texas representando uma nova geração de eleitores quando disputou o senado contra o senador republicano Ted Cruz  que saiu vencedor.

Embora derrotado nessa disputa, o democrata permaneceu sob os holofotes públicos ao se lançar nas primárias presidenciais dos democratas de 2020, quando assumiu algumas posições consideradas “de esquerda” que podem complicar suas aspirações diante de um eleitorado majoritariamente conservador.

 

 

Deixe um comentário

WordPress Ads