Biden EUA Local Mundo Novo Normal Saúde

Governo Biden planeja declarar o surto de varíola do macacos emergência de saúde pública

JSNEWS – O governo dos Estados Unidos deve declarar uma emergência de saúde pública por causa da varíola do macaco, de acordo com a mídia do país.
Segundo o “New York Times”, se o país adotar a medida, as agências de governo vão receber dinheiro de fundos de emergência, contratar mais gente e agilizar a vacinação e tratamento dos doentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência global por causa da varíola do macaco no dia 23 de julho, pois havia confirmação de infecções pelo vírus em 70 países onde o patógeno nunca tinha sido identificado.

O governo dos EUA está pensando em estratégias para aumentar o número de testes, de vacinas e o acesso ao tratamento.

Há cerca de 550 mil doses de vacinas, mas foram identificadas 1,6 milhão de pessoas consideradas altamente vulneráveis.

Também foram feitos esforços para evitar a estigmatização de algumas comunidades, como a LGTQIA+, uma das mais afetadas.

As infecções por varíola dos macacos nos EUA subiram para 5,8 mil na segunda-feira.

Governos estaduais já declararam emergência

Os estados de Illinois, Califórnia e Nova York abrigam as três maiores cidades do país e respondem por quase metade dos casos de varíola dos macacos nos EUA e já fizeram alertas para o surto da doença e declararam emergência.  Até agora, os EUA têm mais de 6.600 casos de Varíola dos macacos, Nova York registou 1.666 casos, Califórnia 826, Illinois 547, Flórida 525 e a cidade de Washington 257 casos de acordo com dados do Centers for Disease Control (CDC).

Com a mudança de status nos estados, todos os trabalhadores da área da saúde podem aplicar vacinas contra a varíola (algo semelhante à autorização legal para os farmacêuticos utilizarem as vacinas contra a Covid-19).

Deixe um comentário

WordPress Ads