Biden Imigração Internacional Mundo

Governador do Texas envia imigrantes para Nova York à medida que a crise migratória aumenta

JSNEWS – O governador do Texas, Greg Abbott (Rep.), disse nesta sexta-feira que começou a enviar ônibus transportando imigrantes para Nova York, em um esforço para dividir a responsabilidade no acolhimento dos cruzadores de fronteira com os os prefeitos democratas que incentivam a politica de fronteira abertas do presidente dos EUA Joe Biden.

O primeiro ônibus chegou na manhã desta sexta-feira no Terminal Rodoviário da Autoridade Portuária da cidade de NY, no centro de Manhattan, transportando cerca de 50 migrantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Honduras e Venezuela. Voluntários ajudaram a orientar os imigrantes, que não tinham parentes na cidade, para serem acolhidos nos abrigos da cidade.

“A maioria deles não tem ninguém para ajuda-los. Eles não sabem para onde ir, então vamos levá-los para abrigos”, disse uma voluntária na rodoviária, Evelin Zapata, de um grupo chamado Grannies Respond.
Uma família de quatro pessoas da Colômbia, que acabou em um centro de desabrigados no Bronx, não tinha certeza de onde passariam a noite. Byron e Leidy, ambos de 28 anos, disseram que deixaram a capital do país, Bogotá, porque estavam tendo problemas para encontrar trabalho.

“É um pouco mais fácil entrar no país agora, antes era muito difícil vir aqui com as crianças”, disse Leidy, que viajou com os filhos Mariana, 7, e Nicolas, 13. Ela disse que a família esperava que alguém que eles conheciam em Nova York os aceitasse, mas esse plano não deu certo. “Viemos aqui porque eles disseram que nos ajudariam a encontrar um lugar para dormir para não ter que ficar na rua”, disse Leidy.

Abbott, que concorre a um terceiro mandato como governador nas eleições de novembro, já enviou mais de 6.000 migrantes para Washington desde abril, em um esforço mais amplo para dividir o ônus da imigração ilegal com os demais estados americanos e também uma forma de chamar a atenção da sociedade americana para as consequências das politicas fronteiriças de Biden que assumiu o cargo em janeiro de 2021 e prometeu reverter muitas das políticas de imigração de seu antecessor republicano, o ex-presidente Donald Trump.

Abbott disse que o prefeito de Nova York, Eric Adams, poderia fornecer serviços e moradias para os recém-chegados. “Espero que ele cumpra sua promessa de receber todos os migrantes de braços abertos para que nossas cidades fronteiriças invadidas e sobrecarregadas possam encontrar alívio”, disse Abbott em um comunicado.

O escritório de Adams criticou nas últimas semanas os esforços de ônibus para Washington, dizendo que alguns migrantes estavam indo para Nova York e sobrecarregando seu sistema de abrigos para sem-teto.

Na sexta-feira, o secretário de imprensa do prefeito, Fabien Levy, disse que Abbott estava usando “seres humanos como peões políticos”, chamando-o de “uma mancha repugnante e embaraçosa no estado do Texas”.

Levy disse que Nova York continuaria a “receber os solicitantes de asilo de braços abertos, como sempre fizemos, mas estamos pedindo recursos para ajudá-lo”, pedindo apoio dos funcionários federais.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, chamou na sexta-feira a iniciativa do Texas devergonhosa” e um fardo desnecessário para os contribuintes naquele estado.

Deixe um comentário

WordPress Ads