Cultura Economia EUA Imigração Local Mundo Política Saúde Tecnologia

Gov. de Massachusetts, Charlie Baker, anuncia plano de reabertura em meio à pandemia de coronavírus

Da Redação –  O governador Charlie Baker anunciou na segunda- feira, 18, o plano para reabrir o estado em meio à pandemia de coronavírus, assegurando que vários setores da economia poderão reabrir após a consolidação das recomendações de segurança exigidas para os próximos dias e semanas.

O governador enfatizou que voltar ao trabalho e continuar a combater a transmissão adicional do COVID-19 será “inseparável” na abordagem do estado.

“Não podemos avançar a menos que nos comprometamos a continuar a desacelerar a expansão”, disse ele.

A fase 01 da reabertura em quatro etapas de Massachusetts começa hoje, na segunda-feira, 18, com os setores da construção e manufatura, bem como as casas de culto, serão autorizadas a retomar as operações, disse Baker em entrevista coletiva.

Todas as empresas que reabrem serão obrigadas a seguir diretrizes de saúde pública específicas para seu setor. Baker enfatizou que a movimentação em cada fase da reabertura dependerá de dados de saúde pública que acompanham o surto.

“Vamos progredir em quatro fases, abrindo mais setores da economia e atividades somente quando os dados de saúde pública indicar que é apropriado fazê-lo”, disse o governador. “Cada fase durará pelo menos três semanas, mas poderá durar mais se os dados de saúde pública não apoiarem o avanço”.

As casas de culto serão limitadas a 40% do nível máximo de ocupação permitido do edifício, incluindo participantes e funcionários, de acordo com a lista de verificação dos requisitos de segurança para a reabertura das instalações. Todos são obrigados a usar máscaras, e os membros não imediatos da família devem ficar pelo menos um metro e oitenta de distância de outras pessoas. As reuniões comunitárias antes ou depois dos cultos continuam proibidas, embora a doação eventual de alimentos e a distribuição de comida pré-embaladas que saiam das casas de culto serão permitidos. Os serviços de cuidados infantis devem permanecer fechados.

As empresas de construção e manufatura também deverão manter pelo menos seis pés de distanciamento entre os trabalhadores, a menos que a natureza do trabalho torne isso inseguro e para esses casos, o estado exige que as barreiras físicas devem ser instaladas para estações de trabalho que não possam ser espaçadas. Todos os trabalhadores terão que usar máscaras.

O estado também exige que os horários de almoço e intervalo sejam escalonados para “regular o número máximo de pessoas em um único local” e garantir o distanciamento físico, e que a ventilação seja melhorada para espaços internos e fechados sempre que possível.
Tanto as empresas que estão reabrindo quanto as que permanecerão abertas como essenciais durante o surto devem seguir os padrões de segurança obrigatórios para reduzir o risco de transmissão do vírus entre trabalhadores e clientes.
As empresas que forem abertas como essenciais terão até 25 de maio para se tornarem compatíveis com as diretrizes de segurança.
Os protocolos incluem a garantia de distanciamento social, tanto quanto possível, entre trabalhadores e clientes, dentro e fora do local de trabalho; exigindo máscaras para todos os funcionários; e instituir suprimentos e estações para lavagens frequentes das mãos dos trabalhadores e higienização frequente de áreas de superfície de alta resistência.

Qualquer funcionário que se sinta doente e com sintomas do vírus deve ficar em casa, enfatizou o governador.

Outros setores comerciais que terão a permissão para abrir suas portas em 25 de maio, com restrições de capacidade, como parte da primeira fase de reabertura, são escritórios (exceto escritórios de Boston), espaços de laboratórios e alguns serviços pessoais, como salões de beleza (agendar antes) e de serviços de lavagens de carros (detail).

Seguindo as diretrizes estaduais, praias, parques, cinemas drive-in e outras atividades ao ar livre também serão retomadas em 25 de maio. As empresas de varejo poderão fornecer a retirada na calçada a partir desta data. Já os escritórios em Boston devem ter permissão para reabrir em 01 de junho.
Ainda sobre a Fase 01, os hospitais e os centros comunitários de saúde poderão começar a prestar cuidados preventivos de alta prioridade, atendimento pediátrico e tratamento para pacientes de alto risco a partir dessa segunda-feira, 18.

O MBTA continuará sendo executado em um cronograma reduzido durante a primeira fase da reabertura e para avaliar consequências destas medidas, o governador anunciou que o Departamento de Saúde Pública atualizou o aviso de permanência em casa para todo o estado, substituindo-o por um novo aviso “Mais seguro em casa”. O comunicado atualizado instrui os residentes do estado a ficar em casa, a menos que esteja indo para uma instalação ou atividade recém-aberta, permitida durante a primeira fase da reabertura.

Pessoas com mais de 65 anos e aqueles que possuam condições de saúde que requer atenção, ainda são aconselhadas a ficar em casa, com exceção de viagens essenciais para compras e cuidados de saúde.

Máscaras ou coberturas faciais ainda são necessárias em público quando o distanciamento social não é possível, e as restrições às reuniões de mais de 10 pessoas permanecem em vigor.

“A fim de sustentar o progresso até o momento e nos levar adiante na reabertura de nossa comunidade, todos nós devemos continuar vigilantes em relação à higiene, usar coberturas de rosto e se envolver em distanciamento social”, disse Marylou Sudders, Secretária de Saúde e Serviços Humanos. “Essas medidas muito importantes de saúde e segurança pública são nossas melhores ferramentas no momento para proteger a nós mesmos, nossos colegas de trabalho, nossas famílias e nossas comunidades”.

O anúncio do governador segue sinais de que há uma tendência de queda em novos casos de coronavírus no estado, bem como em pacientes hospitalizados.

Até domingo, as autoridades de saúde pública haviam relatado mais de 86.000 casos confirmados de COVID-19 em Massachusetts. Mais de 5.700 pessoas morreram da doença desde o início do surto no estado. No domingo, 17, as autoridades notificaram 1.077 novos casos de coronavírus, 92 novas mortes e 2.597 pacientes permaneceram hospitalizados.

Apesar das tendências promissoras, os grupos de defesa dos trabalhadores da linha de frente dos legisladores estaduais do Partido Democratas expressaram suas preocupações de que o estado esteja se movendo muito rápido, arriscando uma onda de novas infecções.

Especialistas em saúde pública apontaram que o estado de Massachusetts ainda apresenta uma média abaixo da meta de testes diários de coronavírus para reabertura com segurança. Os opositores a reabertura lembram que  o teste, o rastreamento rigoroso de contatos e os esforços de isolamento, são essenciais para reabrir com segurança a as atividades econômicas na ausência de uma vacina para o COVID-19.

Entretanto, o Governador Baker disse que planeja aumentar a capacidade de teste COVID-19 do estado para 45.000 testes diários até o final de julho e 75.000 testes diários até o final de dezembro.
Com a reabertura, Baker enfatizou que – “Todos nós ainda temos uma responsabilidade individual de ajudar a combater o vírus, continuando a praticar as medidas que foram bem-sucedidas em retardar a propagação dele, como o distanciamento social, o uso de máscaras, lavagem frequente das mãos e superfícies e estar vigilante para sintomas, ficando em casa se você está em tratamento. Como todos sabem, não estamos desamparados nessa luta. Todos temos papéis a desempenhar. E você provou repetidamente que pode reproduzi-los”.

Links relevantes citadas nessa reportagem.
Reabrindo Massachusetts 
Reabertura: Padrões de segurança obrigatórios para locais de trabalho
Reabertura: abordagem em quatro fases

Deixe um comentário

WordPress Ads