Massacre Mundo Novo Normal

Frank James, o suspeito de atirar no metrô de NY, fez sua primeira aparição em um tribunal federal

Da Redação – O suspeito do ataque a tiros no metrô de Nova York, Frank James, compareceu nesta quinta-feira (14) diante de um tribunal de Noiva York presidido pela juíza Roanne L. Mann que comunicou que ele será julgado por “ataque terrorista” contra o sistema de transporte coletivo.
Frank James, um afro-americano de 62 anos, seguirá detido, sem direito à fiança, enquanto espera o julgamento. Se for considerado culpado, pode pegar prisão perpétua.

Durante a audiência, o suspeito permaneceu sentado entre duas advogadas e tomou notas em diversos momentos, que repassou depois a suas defensoras, conforme constatou um jornalista da AFP.

A defesa pediu uma avaliação psiquiátrica do acusado, que respondeu com um lacônicosim” quando questionado pela juíza se entendia as acusações contra si.

James, que foi preso na quarta-feira em East Village, Manhattan, sem oferecer resistência, ele é acusado de disparar 33 vezes contra os passageiros de um vagão do metrô, em plena hora do rush matinal, em uma estação do Brooklyn, após acionar dois dispositivos de fumaça.

No total, 29 pessoas ficaram feridas, 10 por disparos de arma de fogo e outras por inalar fumaça e outros ferimentos causados durante a confusão que se sucedeu ao ataque.
Além de ser reconhecido por alguns passageiros que estavam no vagão, a polícia encontrou as chaves do veículo que ele havia alugado na Filadélfia, assim como o colete laranja e verde e o capacete de construção que portava no momento do ataque.

Ademais, James deixou uma sacola com sinalizadores, um container plástico com gasolina e um maçarico.

O acusado, que havia chegado a Nova York no dia anterior ao ataque, vindo da Pensilvânia, utilizou na ação uma pistola Glock 17 de calibre 9 mm que comprou no estado de Ohio.

Em vídeos que havia publicado no YouTube antes do ataque, James se referiu ao sistema de metrô nova-iorquino e criticou o prefeito da capital financeira Eric Adams: “O que você está fazendo, irmão? O que está acontecendo com a situação dos sem-teto?”

“Em cada vagão que eu entrava, havia um monte de mendigos”, acrescentou o suspeito, que em alguns desses vídeos abraça teorias conspiratórias.
Durante as buscas em propriedades associadas ao suspeito na Pensilvânia, a polícia encontrou munições de vários tipos, uma arma de choque, um carregador de rifle, e uma bomba de fumaça.

Deixe um comentário

WordPress Ads