Massacre Mundo

França teme que ‘rolo compressor’ russo avance na Ucrânia em breve

AFP – O general Thierry Burkhard, chefe do Estado-Maior do Exército da França, garantiu que o objetivo da Rússia é dividir as tropas da Ucrânia que defendem a região do Donbass, e admitiu temer que, apesar das dificuldades encontradas, o “rolo compressor” de Moscou seja imposto nas próximas semanas ou meses.

A afirmação do militar foi feita em entrevista publicada neste domingo (6) no site do jornal francês Le Monde. O general explicou que os planos da Rússia são de separar os 40 mil homens do Exército ucraniano na região do leste de outros 50 mil. “Mas, para isolar os primeiros dos segundos, os russos terão que envolver o segundo escalão de suas forças”, disse Burkhard.

Segundo o chefe do Estado-Maior do Exército da França, essa estratégia não estava prevista. Na análise do militar, além de carências logísticas, é notado que algumas unidades militares russas parecem ter um problema decombatividade“. A questão foi atribuída ao fato de as tropas não estarem preparadas para a alta intensidade dos combates que estão ocorrendo na Ucrânia.

Apesar de tudo, Burkhard estima que “o risco é que o rolo compressor” acabe sendo imposto em uma ou duas semanas, o que dependerá da organização da defesa ucraniana. O mais alto dirigente do Exército francês reconheceu que os americanos “tinham razão” nas análises e nos anúncios de que os russos iriam invadir o país vizinho, enquanto a França imaginava que seriam buscadas “outras opções” para derrubar o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski. No entanto, Burkhard admitiu que o conflito era uma opção levada em conta desde que ele chegou à chefia do Estado-Maior, em meados do ano passado.

Deixe um comentário

WordPress Ads