Home EUA Filme sobre o drama da escravidão com Will Smith não será rodado na Geórgia após aprovação de lei eleitoral
EUA - Mundo - Novo Normal - 04/13/2021

Filme sobre o drama da escravidão com Will Smith não será rodado na Geórgia após aprovação de lei eleitoral

JSNEWS (COM AFP & Daily Signal) – O drama sobre escravidão Emancipação’, com Will Smith, não será mais filmado na Geórgia depois que o estado, que fica na região sul dos Estados Unidos, aprovou uma lei de direito ao voto que, segundo os opositores, visa reduzir a participação de comunidades negras e outras subrepresentadas.

A Geórgia se tornou um importante centro de produção para a indústria cinematográfica americana nos últimos anos, mas a medida adotada pelos produtores segue as crescentes críticas públicas e boicotes de empresas, organizações esportivas e de entretenimento.

“Não podemos, em sã consciência, fornecer apoio financeiro a um governo que promulga leis eleitorais regressivas destinadas a restringir o acesso dos eleitores“, disseram Smith e o diretor Antoine Fuqua em comunicado enviado à AFP.

“Infelizmente, nos sentimos obrigados a realocar nosso trabalho de produção cinematográfica da Geórgia para outro estado”, anunciaram.

“As novas leis de votação da Geórgia lembram as barreiras para votar que foram aprovadas no final da Reconstrução para impedir o voto de muitos americanos”, escreveram Smith e Fuqua, mais conhecidos pelo premiado Dia de Treinamento, vencedor do Oscar em 2001.

A lei promulgada pelo governador republicano da Geórgia impõe requisitos de identificação do eleitor, limita o número de urnas e proíbe voluntários e candidatos de fornecerem lanches e garrafas de água aos eleitores que podem ter que esperar na fila para votar.

Como quase todos os estados, a Geórgia também proíbe a realização de campanha eleitoral dentro do local de votação ou a menos de 45 metros de um local de votação ou a menos de 8 metros de qualquer eleitor esperando na fila para votar. A lei anterior proibia a solicitação de “votos de qualquer maneira ou por qualquer meio ou método, nem qualquer pessoa poderá distribuir ou exibir qualquer material de campanha” dentro de tais distâncias. A nova redação que trata desse assunto acrescentou “nem deve qualquer pessoa dar, oferecer ou participar na doação de qualquer dinheiro ou presente, incluindo, mas não se limitando a, comida e bebida, a qualquer eleitor” dentro de tais distâncias.

A lei também obriga que seja disponibilizado aos eleitores um ponto de hidratação autônomo (um bebedouro) para “o eleitor que espera na fila”.

Da mesma forma, a lei federal (52 U.S.C. § 10307) também proíbe o pagamento ou a oferta de pagamento a qualquer pessoa para que ela se registre para votar ou vote. Na verdade, essa proibição fazia parte da Lei de Direitos de Voto [Voting Rights Act] original de 1965.

S0bre acesso a documentos de identificação no estado da Geórgia – Se o eleitor não tiver um documento de identidade da Geórgia, ela pode “fornecer uma cópia de uma outra forma de identificação” que está listada em na seção do código da legal da Geórgia (§ 21-2-417 (c)) para registro eleitoral.

O Filme

O drama  “Emancipação”, que será dirigido por Antoine Fuqua, é baseado na história real de Peter, um escravo fugitivo em uma tortuosa jornada até o Exército da União, sua única chance de liberdade.

 

Deixe um comentário

Leia também

Governo dos EUA pede que as companhias aéreas sejam mais enérgicas com passageiros indisciplinados

JSNEWS – Administração da Aviação Federal dos USA (FAA) pede que as companhias aérea…