Biden China Mundo Novo Normal Tecnologia

FBI conclui que equipamentos da chinesa Huawei podem interceptar comunicação do Departamento de Defesa dos EUA

AFP – No papel, parecia um negócio fantástico. Em 2017, o governo chinês se  ofereceu para gastar US$ 100 milhões para construir um jardim chinês ornamentado no National Arboretum em Washington DC. Com templos, pavilhões e um pagode branco de 70 pés, o projeto animou as autoridades locais, que esperavam atrair milhares de turistas todos os anos.

Mas quando as autoridades de contra-inteligência dos EUA começaram a investigar os detalhes, encontraram vários alertas vermelhos. Elas observaram que o pagode teria sido estrategicamente colocado em um dos pontos mais altos de Washington DC, a apenas três quilômetros do Capitólio dos EUA, um local perfeito para coleta de inteligência de sinais, disseram várias fontes familiarizadas com o episódio.

Também alarmante foi que as autoridades chinesas queriam construir o pagode com materiais enviados para os EUA em malas diplomáticas, que as autoridades alfandegárias dos EUA estão impedidas de examinar, disseram as fontes.

Autoridades federais silenciosamente derrubaram o projeto antes que a construção estivesse em andamento.

O jardim cancelado é parte de um frenesi de atividades de contra-inteligência do FBI e outras agências federais focadas no que oficiais de segurança dos EUA dizem ter sido uma escalada dramática da espionagem chinesa em solo americano na última década.

Deixe um comentário

WordPress Ads