Biden China Internacional Mundo Novo Normal Política

Exercícios militares da China mostram Pequim não precisa invadir Taiwan para controlá-la

Da redação – Os exercícios militares da China mostram que Pequim não precisa invadir Taiwan para controlá-la – em vez disso, pode bloquear o acesso a ilha autogovernada, isolando-a do mundo exterior, dizem analistas chineses e americanos.

Os exercícios do Exército de Libertação Popular (ELP), que começaram oficialmente na quinta-feira passada, concentraram-se em seis zonas que cercavam essencialmente Taiwan, restringindo o acesso a navios e aeronaves civis na área, enquanto as forças realizavam exercícios de tiro real e lançamentos de mísseis.

Meng Xiangqing, professor da Universidade de Defesa Nacional do ELP, disse que as seis áreas foram escolhidas para mostrar como a China pode cortar os portos de Taiwan, atacar suas instalações militares mais importantes e cortar o acesso de forças estrangeiras que possam vir em auxílio de Taiwan.

“Conecte as seis áreas em uma linha, como um laço, com o nó do laço bem na direção sudoeste”, disse Meng em entrevista à emissora estatal CCTV.

O Partido Comunista da China vê a Taiwan democrática como seu território – apesar de nunca tê-la controlado. A união de Taiwan com o continente é uma pedra angular da política chinesa e o presidente Xi Jinping não descartou o uso da força para colocar a ilha sob o controle de Pequim.

Meng observou que as áreas de exercício do norte isolaram com sucesso Taiwan de Okinawa, a ilha onde o Japão e os Estados Unidos baseiam recursos militares substanciais. Nas áreas do sul, o ELP mostrou que pode controlar o Canal Bashi, “a única maneira de entrar e sair do Mar do Sul da China”, disse ele. E nas áreas orientais, as forças da China mostraram que o disparo preciso de mísseis chineses pode forçar navios de guerra estrangeiros a se afastarem das águas de Taiwan, acrescentou.

“Este é um cerco sem precedentes da ilha de Taiwan”, disse Meng.

Um gatilho para exercícios planejados há muito tempo
Os exercícios começaram depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, irritou Pequim ao visitar Taipei na semana passada para mostrar seu apoio à democracia na ilha.

Pequim inundou os mares e céus ao redor de Taiwan com navios e jatos – até 80 aviões de guerra e embarcações chinesas foram detectados no Estreito de Taiwan no domingo, segundo o Ministério da Defesa de Taiwan.

Nos dias anteriores, o PLA também disparou foguetes contra pequenas ilhas controladas por Taiwan perto do continente e lançou mísseis balísticos mais longe, com alguns voando sobre Taiwan e caindo no oceano a leste da ilha. Cinco caíram na Zona Econômica Exclusiva do Japão – uma mensagem para um dos principais apoiadores de Taiwan, bem como para o governo de Taipei.

Um mapa das seis áreas de exercício chinesas “claramente traça onde os chineses pensam que as principais áreas operacionais são para sua intimidação estratégica de Taiwan”, escreveu no Twitter Mick Ryan, membro adjunto do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais e ex-general do Exército Australiano.

Navios comerciais e aeronaves foram avisados ​​para ficarem longe das zonas de exercício, forçando os transportadores e as companhias aéreas a organizar rotas alternativas.

Carl Schuster, ex-diretor de operações do Centro Conjunto de Inteligência do Comando do Pacífico dos EUA no Havaí, disse que o bloqueio de seis zonas mostra que qualquer tomada de Taiwan pode começar com uma estratégia de isolamento.

“O exercício demonstrou que o bloqueio em um conflito não precisa exigir uma presença naval constante no mar, mas sim, o transporte marítimo e aéreo pode ser dissuadido por ameaças aéreas e de mísseis em apoio a um bloqueio marítimo”, disse Schuster.

“O exercício sugere que Pequim primeiro isolaria Taiwan e recorreria a ataques aéreos e com mísseis na esperança de quebrar a vontade política de Taipei. Uma invasão cara provavelmente é o último recurso”, disse Schuster.

O que pode vir a seguir
Schuster disse que muito do que Pequim demonstrou está em andamento há muito tempo. Os exercícios coincidiram com exercícios militares padrão no calendário de treinamento do ELP, mas ele disse que a visita de Pelosi permitiu que a China fizesse uma declaração maior.

“O tamanho, a extensão geográfica e a complexidade do exercício refletiram meses de planejamento”, disse ele. “Este exercício marca a mais recente escalada no exercício militar em expansão da China e na campanha de intimidação de Taiwan”.

Ele disse que espera que o ELP continue pressionando Taiwan e também possa enviar uma mensagem ao Japão com mais exercícios ao norte da ilha.

“Novos exercícios também são prováveis no Mar do Sul da China, os 1,3 milhão de milhas quadradas de água, quase todos os quais a China reivindica como seu território soberano, onde Pequim construiu fortificações militares em ilhas contestadas”, disse Schuster.

Embora os exercícios contínuos permitam ao ELP refinar suas táticas e operações, eles também podem fornecer uma oportunidade para os adversários aprenderem sobre as modernas forças armadas chinesas, dizem os especialistas.

“Nada fornece informações melhores sobre a capacidade real de um exército do que vê-los implantados”, escreveu Ryan, o ex-general do Exército australiano, no Twitter.

Com os exercícios da semana passada, Xi teve que demonstrar que não vacilaria em seu compromisso de colocar Taiwan sob o controle de Pequim, disse Schuster. A visita de Pelosi à ilha representou uma ameaça direta a isso, apresentando uma visão alternativa da democracia.

“[Pelosi] lidera o ramo democraticamente eleito que origina o financiamento do governo americano e as políticas econômicas. Sua posição e papel tornam seu compromisso com a segurança de Taiwan particularmente significativo”, disse Schuster.

“Incapaz de intimidá-la, Xi teve que demonstrar o poder da China – diplomático, econômico e militar”, disse ele.

Enquanto os exercícios militares deram a Xi fortes imagens para apoiar sua determinação, a China também atingiu Pelosi e o governo dos EUA com uma série de sanções.

As medidas incluem o cancelamento de futuros telefonemas e reuniões entre líderes militares chineses e norte-americanos e a suspensão da cooperação em assuntos como o repatriamento de imigrantes ilegais, assistência jurídica em matéria criminal e combate a crimes transnacionais. As conversas sobre as alterações climáticas também foram suspensas.

Pequim também anunciou medidas visando Pelosi e membros de sua família imediata.

“O objetivo é a intimidação por meio da aplicação de todos os elementos do poder chinês”, disse Schuster.

Deixe um comentário

WordPress Ads