Home Internacional Evo pede que opositores ‘assumam responsabilidade’ de pacificar país
Internacional - Mundo - Política - 4 semanas atrás

Evo pede que opositores ‘assumam responsabilidade’ de pacificar país

AP – Evo Morales, que renunciou à presidência da Bolívia neste domingo (10), pediu aos líderes da oposição Fernando Camacho e Carlos Mesa que “assumam a responsabilidade” de pacificar o país em publicação feita no Twitter na manhã desta segunda-feira (11).

“Mesa e Camacho, discriminadores e conspiradores, passarão pela história como racistas e golpistas. Que assumam sua responsabilidade de pacificar o país e garantir a estabilidade política e a convivência pacífica de nosso povo. O mundo e bolivianos patriotas repudiam o golpe”, diz a publicação.

Poucos minutos depois, Morales escreveu agradecendo a solidariedade da população boliviana. “Muito agradecido com a solidariedade do povo, irmãos de Bolívia e do mundo que se comunicam com recomendações, sugestões e expressões de reconhecimento e nos dão alento, força e energia. Me emocionaram até me fazer chorar. Nunca me abandonaram, nunca os abandonarei”, completou.

Eleições seguidas por confrontos

Na manhã de ontem, o então presidente havia anunciado sua decisão de convocar novas eleições, após mais de duas semanas de mobilizações dos cidadãos que consideravam ter havido fraude eleitoral, com confrontos entre apoiadores e opositores de Morales.

Horas antes, um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) alertou para graves irregularidades nas últimas eleições gerais boliviana. Juan Carlos Huarachi, líder da Central Operária Boliviana, um poderoso sindicato pró-governo, disse que Morales deveria se afastar se isso ajudasse a acabar com a recente onda de violência. “Se isso significa renunciar para trazer a paz ao povo da Bolívia, então senhor presidente devemos fazê-lo”, afirmou.

Durante a noite, em mensagem televisionada, o governante anunciou sua decisão de deixar o cargo.

Deixe um comentário

Leia também

Trump deixa reunião da Otan e retorna aos EUA após lideres Europeus rirem dele

AP – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu que está deixando a Cúp…