Internacional Mundo Policial Saúde

Europeus protestam contra restrições após alta de casos de covid

REUTERS – Protestos violentos contrários às medidas restritivas foram registrados neste fim de semana na Europa, onde houve aumento dos casos de covid-19.

Nos Países Baixos, cinco policiais ficaram feridos durante confrontos em Haia, no último sábado (20). Um agente de segurança sofreu uma concussão e precisou ser hospitalizado. Outros dois tiveram danos auditivos em razão de fogos de artifício, informou a polícia em comunicado à imprensa.

A Holanda voltou a entrar em bloqueio parcial, que começou no dia 13 e deve durar três semanas. O país ainda planeja proibir a entrada de pessoas não vacinadas em alguns locais.

“O grupo iniciou incêndios, cometeu destruição, agrediu motoristas e jogou pedras e fogos de artifício pesados ​​contra policiais“, disse a polícia. Um manifestante atirou uma pedra pela janela de uma ambulância que transportava um paciente para um hospital. Foram efetuadas 19 prisões.

Em Amsterdã, milhares de manifestantes participaram de uma passeata pacífica, mas houve tumultos em outras cidades holandesas, como Urk, e no sul da província de Limburg. Os protestos ocorreram após violentos confrontos na noite de sexta-feira, em Rotterdam, em que a polícia disparou para dispersar a multidão e prendeu 51 pessoas.

Cerca de 40 mil pessoas lotaram as ruas de Viena no maior protesto do país relacionado ao coronavírus até hoje. Um pequeno número de manifestantes era “extremamente violento”, disse o ministro do Interior austríaco, Karl Nehammer, associando-o à “cena extremista de direita”.

Mais de 1.400 policiais foram mobilizados em todo o país para manter a ordem pública, de acordo com um comunicado da polícia. O spray de pimenta foi usado em um protesto “acalorado” no centro de Viena.

A Áustria retomará os bloqueios parciais na segunda e tornará a vacinação contra o coronavírus obrigatória a partir de fevereiro.

A França enviou dezenas de policiais de elite e oficiais de contraterrorismo para sua ilha caribenha de Guadalupe no sábado, após saques e incêndios criminosos durante a noite, quando há toque de recolher. O Ministério do Interior informou que 31 pessoas foram presas.

Cerca de 15 mil pessoas protestaram em Zagreb, na Croácia, contra as medidas do governo contra o coronavírus. A partir de segunda, apenas pessoas com passaportes da covid-19 poderão entrar em prédios públicos e governamentais.

Em Bruxelas, capital da Bélgica, cerca de 35 mil pessoas foram às ruas para protestar contra as restrições impostas pelo governo na luta contra a pandemia. Manifestantes jogaram bombas de fumaça e fogos de artifício contra a polícia, informou o jornal Le Soir. A situação se normalizou mais tarde, disse a polícia.

A Bélgica apertou suas restrições ao coronavírus na última quarta, exigindo um uso mais amplo de máscaras e obrigando o trabalho de casa, conforme a alta de casos na quarta onda de covid-19 do país.

Deixe um comentário

WordPress Ads