Biden EUA Mundo

Estados Unidos retiram familiares de funcionários da embaixada na Ucrânia

JSNEWS – Os Estados Unidos ordenaram que familiares de seus diplomatas na Ucrânia deixem o país e autorizaram a saída voluntária do pessoal não essencial de sua embaixada devido à “ameaça contínua” de uma invasão russa, afirmou o Departamento de Estado americano neste domingo (23/01).

Washington também aconselhou a todos os americanos que estão na Ucrânia a deixarem o país em meio a temores por parte dos EUA e da Europa de uma ação militar da Rússia. Moscou  posicionou próximos a fronteira ucraniana 100 mil soldados, além de tanques, veículos de combate e pesado armamento armamentos.

“Há relatos de que a Rússia está planejando uma ação militar significativa contra a Ucrânia. Queremos que cidadãos americanos na Ucrânia saibam que as condições de segurança, particularmente nas fronteiras da Ucrânia, na Crimeia e em áreas do leste da Ucrânia controladas pela Rússia são ‘imprevisíveis’ e podem ‘deteriorar-se’ sem aviso prévio”, advertiu o Departamento de Estado. “Uma ação militar da Rússia pode ocorrer a qualquer momento.”

O comunicado afirmou ainda que os cidadãos americanos na Ucrânia devem estar cientes de que uma operação militar russa na Ucrânia afetaria gravemente a capacidade da embaixada americana para fornecer serviços consulares, incluindo assistência a americanos. Estima-se que entre 10 mil e 15 mil cidadãos dos EUA estejam em solo ucraniano. Por ora, a representação diplomática seguirá aberta.

Ucrânia diz que ordem dos EUA é prematura

O Ministério do Exterior da Ucrânia classificou a ordem dos EUA de “prematura e uma manifestação de cautela excessiva”. “Não houve mudanças cardeais na situação de segurança recentemente: a ameaça de novas ondas de agressão russa tem permanecido constante desde 2014 e o acúmulo de tropas russas perto da fronteira começaram em abril do ano passado”, afirmou.

O Kremlin negou repetidas vezes ter a intenção de invadir o país vizinho, mas faz aumentar as preocupações o fato de Moscou ter anexado uma parte do território ucraniano, a Crimeia, em 2014 e vir apoiando separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia desde então.

O Ocidente vê o envio das tropas russas para a fronteira ucraniana como uma preparação para uma guerra com o intuito de evitar que a Ucrânia entre para a Otan. Moscou exige garantias de que a aliança militar se comprometa com a não adesão da Ucrânia e em reduzir sua presença no Leste Europeu.

De acordo com o jornal The New York Times, o presidente Joe Biden cogita reforçar a presença militar americana em países aliados da Otan no Báltico e no Leste Europeu, com o envio de mil a 5 mil soldados para a região, além de navios de guerra e aeronaves. E o número de soldados poderia aumentar caso a situação se deteriorasse.

Após uma série de encontros diplomáticos nos últimos dias na tentativa de reduzir as tensões, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se reúne virtualmente nesta segunda com membros do Comitê de Assuntos Externos da União Europeia para discutir uma estratégia comum em relação à Rússia.

Blinken rejeitou a imposição imediata de sanções econômicas à Rússia, dizendo neste domingo que isso prejudicaria a capacidade do Ocidente de dissuadir uma possível agressão russa contra a Ucrânia.

Deixe um comentário

WordPress Ads