Home Brasil Estados Unidos iniciam processo que facilita vistos para brasileiros

Estados Unidos iniciam processo que facilita vistos para brasileiros

O Global Entry não isenta turistas de visto, mas permite que viajantes frequentes de um país e previamente cadastrados tenham entrada rápida nos aeroportos americanos

ESTADO – Os governos do Brasil e dos Estados Unidos assinaram nesta segunda-feira uma declaração conjunta que estabelece parâmetros para a participação brasileira no programa Global Entry , que facilita a entrada de visitantes nos Estados Unidos. De acordo com nota conjunta dos ministérios da Casa Civil, Economia e Relações Exteriores, uma fase experimental será iniciada “em breve”, para um grupo de até 20 membros do Fórum de Altos Executivos Brasil-EUA. A partir dessa fase experimental, será estudada a realização de um projeto piloto e, somente depois disso, será concretizada a entrada definitiva no programa.

O Global Entry não isenta turistas de visto, mas permite que viajantes frequentes de um país e previamente cadastrados tenham entrada rápida nos aeroportos americanos. Eles podem driblar a fila do controle imigratório mediante checagem do passaporte em quiosques eletrônicos. Para usufruir do serviço, os usuários precisam pagar uma taxa de US$ 100 a cada cinco anos. A medida é defendida com ênfase por empresários do Brasil e dos EUA.

Atualmente, 11 países fazem parte do programa, entre eles Argentina, Colômbia, Coreia, Cingapura e Índia. A entrada do Brasil, em caráter experimental, chegou a ser anunciada durante visita da então presidente Dilma Rousseff aos Estudo Unidos em 2015, mas nunca foi posta em prática.

Deixe um comentário

Leia também

Os argumentos de Trump para anunciar rompimento dos EUA com a OMS

BBC -Em um discurso feito na tarde desta sexta-feira (29/05) na Casa Branca, o presidente …