Cultura Curiosidades Mundo Saúde

Especialistas divergem sobre efeitos da maconha na condução de veículos

AP – Um novo estudo mostra que quase metade dos usuários de maconha acredita que é seguro dirigir depois de fumar a erva, enquanto apenas 14% dos que não usam a substância pensam o mesmo.

É verdade que o THC, ingrediente psicoativo da cannabis, pode prejudicar os níveis de atenção de uma pessoa, além de sua percepção de tempo e velocidade, habilidades importantes para a direção segura. Entretanto, uma análise de 2010 publicada no American Journal of Addiction descobriu que, embora “a cannabis e o álcool prejudiquem de forma significativa várias habilidades relacionadas à direção, os fumantes de maconha tendem a compensar de forma eficaz enquanto dirigem utilizando uma variedade de estratégias comportamentais”.

Ou seja, embora a maconha deva, teoricamente, piorar as habilidades do motorista, testes mostram o contrário. “Estudos cognitivos sugerem que o uso de cannabis pode levar a condução insegura, estudos experimentais sugerem que pode ter o efeito oposto”, aponta a publicação de 2010. Um relatório do Congresso norte-americano chegou a conclusões semelhantes em 2017.

Em um teste, os voluntários receberam maconha, álcool ou ambos e depois usaram um simulador de direção. Os pesquisadores descobriram que os motoristas que fumaram maconha eram mais cautelosos, exibindo “velocidades médias reduzidas, maior tempo dirigindo abaixo do limite de velocidade e aumentando a distância [entre carros]”, apesar de acharem mais difícil manter a posição dentro de uma pista.

Vale ressaltar que, de acordo com os especialistas, a quantidade de THC consumida e os níveis de tolerância do usuário tiveram impacto nos resultados. “É fácil saber a diferença entre uma latinha de cerveja ou duas, mas é mais difícil saber quanto THC tem cada tragada de um baseado”, escreveu Sam Wolfson no jornal The Guardian.

Um estudo de 2017 descobriu que o número de colisões fatais não aumentou nos estados norte-americanos onde a erva foi legalizada — em comparação com os locais onde a maconha permaneceu criminalizada. No entanto, outras duas pesquisas mostraram que, em geral, acidentes são mais comuns nas regiões que descriminalizaram o uso da planta.

Uma delas é a análise feita pela Highway Loss Data Institute, que mostra um aumento de 5,2% nos registros de acidentes pela polícia nas áreas dos Estados Unidos onde a cannabis é legalizada.

O quão seguro dirigir após fumar maconha, portanto, continua sendo uma incógnita.

Segundo um professor de direito da Universidade de Stanford, Robert MacCoun, a justiça ainda terá que entender como lidar com alguém flagrado dirigindo sob influência de maconha. “Diferentemente do álcool, a pesquisa científica ainda não conseguiu estabelecer correlação bem fundamentada entre a quantidade de maconha que alguém consumiu e quão limitado a pessoa pode ficar em suas funções motoras e cerebrais”, disse.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads