Biden EUA Mundo Saúde

Empresa chinesa vai fabricar 1 bilhão de doses da vacina da Pfizer

EFE A empresa farmacêutica chinesa Fosum Pharma chegou a um acordo com a alemã BioNTech que permitirá a produção de 1 bilhão de doses anuais da vacina Pfizer/BionNTech contra a covid-19, informou a mídia local nesta segunda (10).

As empresas chinesas e alemãs chegaram a um acordo de cooperação em 2020 em diversos aspectos relacionados à produção de vacinas e seu armazenamento.

A vacina da Pfizer/BioNTech é uma das mais eficientes do mundo contra o coronavírus, com cerca de 95% de eficácia.

A Fosun Pharma disse no domingo à Bolsa de Valores de Xangai que investirá no máximo US $ 100 milhões, cerca de R$ 522 milhões, para produzir a vacina com a BioNTech, que fornecerá a patente e o know-how tecnológico.

A empresa chinesa tem os direitos exclusivos de fornecimento da vacina na China continental, Hong Kong, Macau e Taiwan, conforme o acordo.

A BionTech também anunciou hoje um plano para mover sua sede na Ásia para Cingapura e estabelecer uma fábrica lá, que “fornecerá capacidade de fornecimento regional e global”, bem como uma “capacidade de produção de resposta rápida”.

Hong Kong e Macau aprovaram o uso da Pfizer/BioNTech para situações de emergência, embora a vacina ainda não tenha recebido a aprovação das autoridades de Pequim para uso na China continental.

Segundo algumas informações, o governo chinês poderia dar sinal verde para a vacina contra o covid-19 em julho, o que a tornaria a primeira estrangeira a ser aprovada no país.

Até agora, a China aprovou cinco vacinas nacionais contra o coronavírus, que administraram mais de 317 milhões de doses de seus soros à população do país.

Pequim planeja vacinar 40% de seus habitantes até o final de junho próximo.

Os Estados Unidos declararam que apoiariam a suspensão de patentes de vacinas em todo o mundo para facilitar sua distribuição global, o que foi contestado por várias empresas farmacêuticas, incluindo a americana Pfizer, e alguns governos, como a Alemanha.

Deixe um comentário

WordPress Ads