Biden EUA Internacional Mundo Policial

Deportados agridem pilotos e três oficiais do ICE após avião pousar no Haiti

YouTube video

JSNEWS – Os pilotos de um voo de deportação foram agredidos pelos passageiros após o pouso no aeroporto de Porto Príncipe no Haiti. Além dos pilotos, três agentes do ICE também teriam ficado feridos no confronto, a informação foi divulgada pela NBC News nesta quarta-feira,22.

Segundo a imprensa dos Estados Unidos, dois aviões fizeram a rota entre San Antônio, Texas, e Porto Príncipe, um dos voos levada homens solteiros e outro levando famílias, que foram detidos na fronteira dos EUA  e México. O protesto tece inicio no avião dos homens desacompanhados e ficou mais intenso na medida em que eles eram entregues às autoridades haitianas no pátio do aeroporto.

De acordo com a NBC e Fox News, vários dos homens invadiram o avião que transportava famílias e agrediram os pilotos daquele avião, que trabalham para uma empresa contratada pelo governo americano para fazer voos de deportação.

Além dos pilotos os haitianos agrediram três oficiais do ICE que receberam ferimentos não fatais, disse a fonte.

Em um comunicado, um porta-voz do DHS disse: “Na terça-feira, 21 de setembro, alguns imigrantes causaram duas interrupções na pista após o desembarque em Porto Príncipe, no Haiti. Oficiais haitianos responderam a ambos os incidentes e resolveram as situações. O ICE respeita totalmente os direitos de todas as pessoas de expressar pacificamente suas opiniões, enquanto continua a desempenhar sua missão de fiscalização da imigração de acordo com nossas prioridades, lei federal e política da agência.”

Os EUA têm aumentado suas deportações de haitianos depois que mais de 15.000 pessoas invadiram a fronteira Sul reunindo-se sob uma ponte em Del Rio, Texas, em questão de dias. Na terça-feira, pouco mais de 1.000 imigrantes haitianos foram deportados para o Haiti.

Um total de 4.000 foram deportados ou movidos para outros centros de processamento ao longo da fronteira, disse o Departamento de Segurança Interna.

Um dos protocolos dos voos de deportação é manter os passageiros algemados durante o voo, mas eles são liberados após serem entregues às autoridades do seu país de origem.

Deixe um comentário

WordPress Ads