Home Biden Departamento de Justiça dos USA processa Texas por planos de redistritamento alegando discriminação
Biden - Local - Mundo - Novo Normal - 12/08/2021

Departamento de Justiça dos USA processa Texas por planos de redistritamento alegando discriminação

JSNEWS – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com uma ação na justiça contra o estado do Texas alegando violação contra a Lei de Direitos do Voto ao criar planos de um novo desenho dos distritos que, de acordo com o governo Biden, discriminam intencionalmente eleitores minoritários diluindo seus votos, disse o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland ao protocolar a ação nesta segunda-feira.

“A ação que apresentamos hoje alega que o Texas violou a seção dois ao criar planos de redistritamento que negam ou restringem os direitos dos eleitores latinos e negros de votar por conta de sua raça, cor ou filiação a um grupo de minoria linguística”, alegou Garland aos repórteres em uma entrevista coletiva.
Na ação apresentada, o Departamento de Justiça disse que o censo de 2020 mostrou que os latinos estão a caminho de se tornarem o maior grupo populacional do Texas, e que os eleitores latinos não brancos representam quase 40% da população do Estado.

“Logo após a divulgação dos dados do Censo de 2020, a Legislatura do Texas promulgou planos de redistritamento para a delegação do Texas para o Congresso e para a Assembleia do Texas por meio de um processo legislativo extraordinariamente rápido e sem transparência”, diz a ação federal.
Já o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, afirmou no Twitter que “o processo absurdo do Departamento de Justiça contra nosso Estado é a última manobra do governo Biden para controlar os eleitores do Texas”.

“Estou confiante de que as decisões de redistritamento de nossa Legislatura serão provadas legais e esta tentativa absurda de influenciar a democracia falhará.”

Durante entrevista coletiva anunciando a ação federal, a procuradora-geral associada Vanita Gupta afirmou que “estes planos de redistritamento diminuirão as oportunidades para latinos e eleitores negros no Texas elegerem os seus representantes preferenciais”.

“E isso é proibido pela lei federal”, acrescentou.

Outras informações

  • Quem é o responsável pelo redistritamento do Texas?
    A Seção 28, Artigo III, Constituição do Texas, exige que a legislatura redistribua os distritos do senado estadual durante a primeira sessão regular após a publicação do censo decenal. Se o legislativo não o fizer, a tarefa de redistritamento recairá temporariamente sobre a Junta Legislativa de Redistritamento.
  • Quantos distritos eleitorais o Texas tinha em 2021?
    O Texas tem 36 distritos eleitorais, conforme determinado por repartição após o censo de 2010. De acordo com os resultados da redistribuição do Congresso do censo de 2020, o Texas terá 38 distritos, e cada distrito terá uma população ideal do censo de 2020 de 766.987.

Deixe um comentário

Leia também

Preço médio da gasolina nos USA esta abaixo de US$4 pela primeira vez desde março

REUTERS – O preço médio da gasolina no varejo dos Estados Unidos caiu abaixo de 4 dó…