Home Mundo Covid-19: Alemanha, Reino Unido e EUA podem começar vacinação em Dezembro
Mundo - Novo Normal - Saúde - 11/23/2020

Covid-19: Alemanha, Reino Unido e EUA podem começar vacinação em Dezembro

Da Redação – Os Estados Unidos esperam iniciar um programa de vacinação contra a covid-19 no início de dezembro, afirmou o chefe do grupo que lidera os esforços de enfrentamento da pandemia no governo.

Nosso plano é conseguir enviar as vacinas para os locais de vacinação dentro de 24 horas após a aprovação“, declarou Moncef Slaoui, da FDA (Food and Drug Administration), para a CNN. “Espero que talvez no segundo dia de aprovação, entre 11 e 12 de dezembro.”

Os consultores da FDA vão se reunir entre 8 a 10 de dezembro para discutir a aprovação emergencial das vacinas da Pfizer e da Moderna que se dizem pelo menos 95% eficazes.

Europa

A Alemanha, o Reino Unido anunciaram que pretendem iniciar o processo de vacinação contra a covid-19 em Dezembro, enquanto Espanha pretende começar a vacinação em Janeiro.

“Há motivos para estar otimista de que haverá aprovação para uma vacina na Europa ainda este ano”, afirmou o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, em entrevista ao grupo RedaktionsNetzwerk Deutschland.

Jens Spahn disse ainda que solicitou aos estados federais para terem centros de vacinação preparados até meados de Dezembro e destacou que a Alemanha deve garantir mais de 300 milhões de doses através da Comissão Europeia e acordos bilaterais — o que será suficiente para imunizar a população e até partilhar doses com outros países.

Segundo o diário The Telegraph, por sua vez, a agência reguladora do Reino Unido poderá dar luz verde à vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e pela parceira BioNTech esta semana, antes da autorização nos Estados Unidos e na Europa — o que poderá acontecer no próximo mês. Citando fontes governamentais, o jornal revelou que o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês) foi informado de que deve estar preparado para iniciar a vacinação até 1 de Dezembro.

A Espanha espera dar início ao seu programa de vacinação em Janeiro e imunizar uma parte substancial da população dentro de três meses, afirmou este domingo o chefe de Governo, Pedro Sánchez. “A campanha irá começar em Janeiro e terá 13 mil pontos de vacinação”, disse em conferência de imprensa, após uma cimeira com os líderes do G20. “Uma parte muito substancial da população poderá ser vacinada, com todas as garantias, no primeiro trimestre do ano”, acrescentou.

Deixe um comentário

Leia também

Estados Unidos passam de 17 milhões de vacinas contra Covid aplicadas

AE – Os Estados Unidos aplicaram 17 milhões doses de vacinas contra a Covid-19 até o…