Biden Cultura EUA Local Mundo Policial

Como nos velhos tempos, andar na rua com uma arma sem necessidade porte passa a ser legal no Texas

JSNEWS – A lei “House Bill 1927”, que entrou em vigor a partir dessa quarta-feira,01, permite que os residente do estado do Texas com 21 anos ou mais possuam uma arma de fogo legalmente e a portem abertamente em público, sem obter uma licença ou treino.

A lei exclui pessoas que estão proibidas de possuir legalmente uma arma de fogo, como os condenados por um crime, agressão, violência doméstica ou ameaças terroristas. Antes da lei entrar em vigor na quarta-feira, os residentes só podiam portar armas com uma licença, eram obrigados a completar o treino e passar num exame escrito e teste de proficiência.

Especialistas em segurança defendem que a medida irá dificultar o trabalho da Polícia para proteger os cidadãos da violência armada e temem que o numero de incidentes envolvendo armas de fogo aumentem em todo o estado.

No estado do  Texas, houve cerca de 3200 tiroteios somente esse ano, em comparação com o mesmo período de 2020, que registou cerca de 2800, de acordo com dados do grupo de pesquisa Gun Violence Archive (GVA). Os incidentes de violência armada neste ano aumentaram 50% em relação ao mesmo período de 2019, ano que foram registrados registrado 2100 trocas de tiros.

“No Texas, revogar totalmente a licença é uma mudança radical”, disse Andrew Karwoski, especialista em políticas da Everytown for Gun Safety, a maior organização de prevenção de violência armada do país. “Permitir que qualquer pessoa carregue uma arma em público, sem perguntas, sem verificação de antecedentes ou treino de segurança, é realmente muito perigoso”.

Durante anos, ativistas a favor do porte de armas procuraram aprovar diversas propostas que permitissem o porte de armas sem necessidade de permissão. Em junho este ano, o governador Greg Abbott (Republicano)  assinou o projeto de lei, aprovado na Câmara dos Representantes do estado, apesar da oposição dos democratas.

Carregar armas em público é permitido em mais de 40 estados

O Texas junta-se assim a vários outros estados como Iowa, Tennessee, Montana, Utah e Wyoming, que aprovaram uma legislação este ano permitindo alguma forma de transporte de arma sem necessidade de permissão.

Em mais de 40 estados, as pessoas podem carregar rifles semiautomáticos em público sem licença ou treino. Cinco estados, incluindo a Califórnia e o Distrito de Colúmbia, proíbem o porte aberto de armas longas carregadas, enquanto Massachusetts, Minnesota e Nova Jersey exigem licenças para porte aberto de armas longas” (armas de caça ou rifles).

Deixe um comentário

WordPress Ads