Brasil EUA Mundo Saúde

Comentarista da FoxNews questiona causa da morte de George Floyd

Da Redação – O comentarista da rede de TV norte-americana FoxNews, Tucker Carlson, levantou dúvidas sobre a causa da morte de George Floyd, um homem negro acusado de usar uma nota falsa de 20 dólares e que foi mantido por 8 minutos e 16 segundos preso ao chão por quatro policiais de Minneapolis que se ajoelharam sobre o seu corpo, inclusive o seu pescoço. Floyd morreu, segundo o laudo oficial da perícia, de asfixia mecânica.

Carlson, em seu programa na terça-feira (4), reconhece que o episódio mudou o país, mas disse que ainda há que se esclarecer os episódios anteriores às imagens já amplamente divulgadas de um oficial, Derek Chauvin, ajoelhado sobre o pescoço de Floyd. O comentarista afirma que há uma narrativa consolidada sobre o que dizem ser um assassinato.

Ele diz estranhar que a íntegra das imagens não tenha sido divulgadas. Além de vídeos feitos por pessoas que passavam no local da detenção de Floyd, em Minneapolis, esta semana foram vazadas as gravações feitas pelas câmeras corporais de dois dos quatro policiais presos sob acusação de assassinato. Em todas as imagens, o homem negro sob os joelhos dos policiais diz a frase que virou mote de protestos antirracistas: “Eu não consigo respirar.”

O comentarista da FoxNews, questiona o que ocorre antes das imagens, dando a entender que Floyd poderia ter feito algo que levasse os policiais a jogarem ele no chão e o imobilizarem com os joelhos.

Fentanil

Tucker Carlson especula se George Floyd estaria com um comportamento agitado e afirma que a perícia encontrou “altas doses” de fentanil, um medicamento usado para controle da dor.

O fentanil é um opioide, 100 vezes mais potente que a morfina, de rápida ação. É muito utilizado em procedimentos anestésicos e também em dor crônica na forma de adesivo aplicado na pele, comercializado como “durogesic“.

Por seus efeitos sobre o sistema nervoso, ele também é consumido por “recreação” e seus usuários relatam um “barato” semelhante à heroína.

O fentanil diminui a ação do sistema nervoso central e pode causar depressão respiratória, conforme a dose utilizada. Outra ação do fentanil é a rigidez muscular, que compromete principalmente os músculos torácicos.

O fentanil é de efeito rápido. E a causa maior de morte é por depressão respiratória.

Deixe um comentário

WordPress Ads