Biden Local Mundo Novo Normal Saúde

Com vacinação estagnada e variante Delta, casos de Covid nos EUA aumentam 121% em duas semanas

COM EXTRA – Os casos de Covid-19 voltaram a crescer nos Estados Unidos, impulsionados pela variante Delta e por uma campanha de vacinação que perde fôlego apesar da abundância de doses. O país viu um aumento de 121% nos novos diagnósticos e de 9% das mortes em 14 dias, concentrados em regiões onde a imunização está abaixo da média nacional, mas não restrita a elas.

Hoje, em média, 28,3 mil americanos são infectados e 280 morrem diariamente por causa da doença. Os novos diagnósticos cresceram em todos os 50 estados nas últimas duas semanas, mais que dobrando em 22 deles. Há surtos localizados em parte do Sul, do Meio-Oeste e em condados com baixas taxas de vacinação.

Em regiões do Missouri, onde apenas 40% da população recebeu as duas doses, não há mais leitos de hospital, e autoridades pedem centros de tratamento adicionais. No Arkansas, as novas infecções diárias passaram de menos de 200 por dia, no início do mês, para mais de mil.

Em Los Angeles, o condado mais populoso dos EUA, o governo anunciou que vai voltar a exigir o uso de máscaras em espaços fechados a partir de sábado, independentemente das pessoas estarem ou não vacinadas. A decisão veio após a cidade registrar mais de 1,5 mil casos na quinta, pouco mais de um mês após a Califórnia, onde 51% da população já tomou as duas doses, suspender todas as restrições e medidas de distanciamento ainda em vigor.

A vacinação, contudo, faz com que o cenário atual seja bastante diferente do visto no ápice da pandemia, em janeiro, quando 250 mil americanos eram diagnosticados diariamente. Ao menos 55,8% da população dos EUA já tomou uma dose da vacina anti-Covid, enquanto os totalmente vacinados — seja com as duas injeções da Moderna e da Pfizer-BioNTech ou com a dose única da Janssen — são 48,3%.

Deixe um comentário

WordPress Ads