Brasil Mundo Saúde

Chanceler italiano diz que Brasil enviou ventiladores pulmonares e máscaras à Itália

EXTRA – O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, disse nesta segunda-feira, por meio do Twitter, que o Brasil enviou uma carga de ventiladores pulmonares e máscaras de proteção para o país. Segundo o chanceler, os equipamentos serão destinados aos hospitais italianos e “a quem está lutando na linha de frente contra o vírus, especialmente no norte e na Lombardia”. A região é a mais atingida pela pandemia.

O número de mortos Itália aumentou em 602 nas últimas 24 horas, e chegou a 6.078, um aumento de 11%. Apesar da cifra, a maior do mundo, é o menor aumento numérico registrado desde quinta-feira, o que sugere uma tendência de queda. De acordo com números oficiais, 651 pessoas morreram no domingo. No sábado, foram 793 novas vítimas e, na sexta-feira, 627.

Procurado, o Ministério da Saúde ainda não confirmou a remessa. Na sexta-feira passada, o ministro Luiz Henrique Mandetta tinha falado sobre a possibilidade de cessão de equipamentos à Itália em uma videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro e empresários.

— Eu acho que a gente vai conseguir administrar. A Itália está em situação, não é nem de calamidade, é de pós-calamidade. Ela tinha comprado alguns equipamentos aqui, nós seguramos. Eu pedi para o presidente segurar. Sabendo que vocês (empresários) estão conseguindo canais, eu até como pessoa, como cidadão, me sinto muito desconfortável, eu gostaria de que, se a gente tivesse a certeza de que todas essas intenções se materializam, eu imagino que quando a Itália estiver caindo, a gente vai estar subindo, e pode ser que a gente faça “te entrego e ali na frente você me devolve”, o que seria uma demonstração mundial de correção e humanidade. Então se vocês têm realmente, essa condição, eu consigo fazer isso com o ministro da Saúde italiano, que é um pedido do presidente que, dentro do possível, nós não esqueçamos que nós somos desse mesmo planeta, e a gente precisa de solidariedade também —afirmou Mandetta, na sexta-feira.

O número total de casos confirmados na Itália ultrapassa 63 mil, um aumento de 8%, informou a Agência de Proteção Civil, e também o menor aumento em termos percentuais desde que o contágio na Itália veio à luz, em 21 de fevereiro. Dos infectados originalmente em todo o país, 7.432 haviam se recuperado totalmente até esta segunda-feira, em comparação com 7.024 no dia anterior. Havia 3.204 pessoas em terapia intensiva, contra 3.009 anteriores.

Nesta segunda-feira, a Entidade Nacional para a Aviação Civil (Enac) da Itália autorizou o uso de drones para monitorar os deslocamentos dos cidadãos em todo o território italiano, depois que o governo determinou o isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus. A medida será válida até o dia 3 de abril e prevê que as autoridades locais e municipais de todas as cidades do país utilizem “aeronaves pilotadas remotamente, com o objetivo de garantir a contenção da emergência epidemiológica” da Covid-19.

Deixe um comentário

WordPress Ads