Home Biden Caravanas de imigrantes em direção aos USA não se formam ou se mantem espontaneamente
Biden - Imigração - Mundo - 3 semanas atrás

Caravanas de imigrantes em direção aos USA não se formam ou se mantem espontaneamente

JSNEWS – “Não venha”, essa foi uma das primeiras mensagens da Vice-Presidente, Kamala Harris, aos imigrantes quando foi incumbida pelo presidente Biden para tratar pessoalmente do problema da imigração ilegal para os Estados Unidos, mas parece que seu aviso não deu muitos resultados uma vez que uma nova caravana partiu nessa segunda-feira do sul do México e tem a expectativa de atrair até 15.000 pessoas.

Foto Montagem – Diversas caravanas de imigrantes

Mas porque eles não viriam? As fronteiras mal vigiadas dos Estados Unidos é um convite à imigração ilegal, em abril desse ano mais da metade das 200.000 pessoas que a Patrulha de Fronteira “encontrou” entrando ilegalmente nos Estados Unidos pela fronteira mexicana foram soltas imediatamente ou após breve triagem.
Ao todo, o governo Biden-Harris liberou mais de 1 milhão de cruzadores ilegais nos Estados Unidos.

Essas caravanas não são totalmente espontâneas

Esta última caravana parece ter sido organizada pelo Centro de Dignificación Humana, uma organização mexicana (ONG) que já esteve envolvida em várias outras caravanas nos últimos anos além de outros grupos políticos que também planejaram caravanas anteriores.

Mas não são apenas esforços mas também muito dinheiro.

Migrantes na América Central que são impedidos de continuar sua jornada pelas autoridades do sul do México estão procurando outras opções para ir para chegar aos Estados Unidos, e se eles não tiverem apoio dessas organizações  eles recorrem a contrabandistas.

E eles recebem ajuda pelo caminho

Quando as primeiras caravanas da América Central foram noticiadas em 2018, as comunidades locais saudaram os grupos e forneceram comida e água. À medida que o fluxo de estrangeiros através país continuou, as boas-vindas se desgastaram, entretanto ONGs e grupos religiosos locais ainda oferecem assistência. Também existe a ‘suspeita‘ de que advogados americanos de realizam workshops para caravanas a fim de orienta-los sobre o processo de asilo dos EUA.

As Nações Unidas também ajudam alguns dos migrantes

O braço para refugiados da ONU oferece cartões de debito com algum dinheiro aos estrangeiros para que eles possam se sustentar enquanto esperam no sul do México por vistos temporários para permitir que eles continuem legalmente naquele país. A ONU também financia ajuda médica.

Reduzir essas assistências podem reduzir o fluxo ilegal através do México

Caravanas são as principais peças no tabuleiro da politica de alguns grupos e de ativistas que competem entre si por atenção e muitas vezes visam enfraquecer as próprias políticas de controle de fronteiras do México, que é dominado por carteis.

Com informações NY Post.

Deixe um comentário

Leia também

Justiça portuguesa autoriza extradição da doleira Nelma Kodama, presa em Portugal por tráfico de drogas

Da redação com G1 – O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a extradição par…