Home Brasil Brasileiros ficaram detidos na fronteira por período superior ao estipulado pelas autoridades migratórias
Brasil - Imigração - Internacional - Mundo - Trump - 11/06/2019

Brasileiros ficaram detidos na fronteira por período superior ao estipulado pelas autoridades migratórias

De acordo com o governo dos EUA, cerca de 17 mil migrantes brasileiros chegaram em El Paso, no Texas, no último ano fiscal.

COM G1/FOLHAPRESS
Mais de 50 brasileiros – incluindo pais e filhos – passaram entre 15 e 25 dias em instalações semelhantes a tendas na fronteira entre os Estados Unidos e o México, informou reportagem do jornal “Washington Post” nesta terça-feira (5). O período é superior ao prazo de três dias estipulado pelas autoridades norte-americanas para evitar superlotações nos abrigos próximos à fronteira, que recentemente receberam críticas devido às más condições.

Ainda segundo o “Post”, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro disse que as famílias ficaram em El Paso – cidade texana na fronteira com o México – até serem deportadas em um voo a Belo Horizonte em 25 de outubro.

As autoridades norte-americanas também confirmaram ao jornal que cerca de 70 brasileiros foram retirados dos EUA no mês passado. Entretanto, não há informação clara sobre o tempo que essas pessoas passaram detidas ou por que não foram enviadas a outros abrigos no país após a detenção.
Porém, segundo o “Post”, o processo demorou mais do que o normal por questões logísticas – as autoridades norte-americanas não informaram quais.

Ainda de acordo com o governo dos EUA, cerca de 17 mil migrantes brasileiros chegaram em El Paso, no Texas, no último ano fiscal.

De acordo com o escritório de Proteção a Alfândegas e Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês), as famílias dormiam em um grande quarto nas instalações, descritas como “fortes e compactas” com “paredes de borracha pressurizada”. Os detidos tinham acesso a chuveiros, banheiros, lavanderia e refeições quentes, incluindo comida para bebês.

Brasileiros deportados
Como esse grupo de brasileiros entrou nos EUA irregularmente pela fronteira com o México e não pediu asilo – diferentemente do que fazem muitos dos migrantes da América Central que viajam em caravanas –, eles foram deportados sem um processo mais longo.

Deixe um comentário

Leia também

Trump deixa reunião da Otan e retorna aos EUA após lideres Europeus rirem dele

AP – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu que está deixando a Cúp…