Home Mundo Boris Johnson é eleito primeiro-ministro britânico com ampla maioria no Parlamento
Mundo - Política - 12/13/2019

Boris Johnson é eleito primeiro-ministro britânico com ampla maioria no Parlamento

Resultado foi o melhor para o Partido Conservador desde eleições de Margaret Thatcher nos anos 1980 e o pior para os Trabalhistas desde a década de 1930. Johnson deve ter facilidade para aprovar projeto e cumprir promessa de entregar Brexit em 31 de janeiro.

AP – Boris Johnson foi reconduzido ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após uma ampla vitória do Partido Conservador nas eleições desta quinta-feira (12).

Antes do final da apuração, por volta das 8h30 (5h40 horas, em Brasília), seu partido já tinha a maioria com 364 assentos no Parlamento, enquanto seu principal adversário, o Partido Trabalhista, estava com 203. A essa altura, faltava apenas uma cadeira a ser preenchida, dos 650 postos.

Johnson também manteve seu assento no Parlamento por Uxbridge, subúrbio de Londres, com 25.351 votos.

Em seu discurso de agradecimento, ele disse que “este governo conservador recebeu um novo e poderoso mandato para realizar o Brexit – e não apenas para fazer o Brexit, mas para unir este país e levá-lo adiante” e que a eleição daria a ele a “chance de respeitar a vontade democrática do povo britânico, mudar este país para melhor e liberar o potencial de todo o povo”.

Nesta sexta-feira, Johnson irá ao Palácio de Buckingham, onde pedirá permissão à rainha para formar um novo governo.

Deixe um comentário

Leia também

Governo norte-americano quer que o Brasil pague pela repatriação dos brasileiros detidos na fronteira mexicana

REUTERS – O governo norte-americano querem que o Brasil assuma a responsabilidade pe…