Biden Internacional Mundo

Blinken diz que Rússia faz ‘zombaria’ ao falar de ‘coexistência pacífica’ com os Estados Unidos

JSNEWS – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse que o Kremlin estaria zombando quando o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Viktorovich Lavrov, apelou para que fosse restabelecida entre ambos os países a boa coexistência pacifica da época da Guerra Fria.

Perguntado sobre isso durante uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro estoniano, Blinken foi direto em sua resposta.

“A convivência pacífica tem duas palavras. O primeiro é ‘pacífico'”, disse Blinken. “E a Rússia está fazendo tudo ao seu alcance para zombar dessa palavra através de sua agressão à Ucrânia.”

Blinken continuou dizendo que os EUA “receberiam” a coexistência pacífica “em princípio”, mas deixaram claro o que a Rússia precisa fazer para chegar a esse ponto.

“Ele precisa começar por realmente fazer o bem que existe na palavra pacífica e acabar com a guerra, a agressão que está cometendo na Ucrânia”, disse Blinken. “É bastante simples.”

Blinken observou anteriormente que o povo russo está sofrendo como resultado do esforço de guerra.

“O presidente Putin está fazendo da Rússia um pária, destruindo no espaço de uma semana 30 anos de abertura internacional de oportunidades”, disse Blinken, acrescentando que “esta não é a guerra do povo russo” mas “a guerra do presidente Putin para subjugar uma nação soberana”.
“E até que ele termine”, continuou Blinken, “o mundo vai responsabilizá-lo.”

Deixe um comentário

WordPress Ads