Bizarro Internacional Mundo

Blackouts no Texas alimentam onda de fake news sobre a confiabilidade do uso de energia renovável

JSNEWS“A culpa por deixar milhões de Texanos sem energia e expostos a temperaturas congelantes em pleno inverno é das usinas eólicas que pararam de funcionar porque estão congelas. Essa é a versão que alimenta as redes de “Fake News” levando o publico a acreditar que as turbinas eólicas não são tão confiáveis como as usinas movida por derivados de petróleo, carvão ou mesmo as usinas nucleares.

Uma variedade de afirmações enganosas também foram propagadas  pelas redes sociais criticando o plano do governo Biden para energia renovável, conhecido como Green New Deal, e apontando o plano como sendo o responsável pela falta de energia e para corroborar a afirmação, a foto viral que acompanha as postagens, mostra um helicóptero descongelando uma turbina eólica foi compartilhada com alegações de que mostrava um produto anti-congelante sendo aplicada a um dos enormes geradores eólicos do Texas também fazem parte da rede de noticias falsas.

Porem a foto tem um probleminha: ela foi tirada na Suécia há anos atrás e não nos Estados Unidos em 2021. A foto original mostra um helicóptero que borrifou água quente na turbina eólica congelada e não produtos químicos anti-congelantes, como afirma a falsa publicação.

Muitos outros usuários das redes sociais, incluindo a Representante do Partido Republicano, Lauren Boebert, do Colorado, disse que  o Green New Deal é o culpado pela falta de energia nos estados do sul, ela afirmou pelo Twitter  que  “O Green Deal foi comprovado como insustentável, pois as fontes energia renováveis não ​​são fontes confiáveis nesse momento”.

Para Mark Jacobson, professor de engenharia civil e ambiental na Universidade de Stanford, o causador das quedas de energia não esta somente na produção, mas também na de distribuição que não estão preparado para suportar as altas demandas além de lidar com o acumulo de gelo nas linhas de transmissões. “Na verdade, são o gás natural, o carvão e a energia nuclear que fornecem a maior parte da eletricidade usada nos estados americanos e não as fontes sustentáveis de energia”, disse Jacobson à Associated Press.

A ERCOT – Electric Reliability Council of Texas, disse na terça-feira que dos 45.000 megawatts totais de energia foram desligados em todo o estado do Texas, cerca de 30.000 megawatts consistem em fontes térmicas – gás, carvão e usinas nucleares – e 16.000 vêm de fontes renováveis e embora o Estado tenha aumentado a produção de energia eólica nos últimos anos, essa atende cerca de 25% de sua eletricidade total. A ERCOT também confirmou que os congelamentos de poços de petróleo e gás e outros problemas de gestão decorrentes de baixas temperaturas contribuem para restringir o fornecimento de energia elétrica.

Deixe um comentário

WordPress Ads