Home Biden Biden visita Europa em 1ª viagem ao exterior como presidente
Biden - EUA - Internacional - Mundo - 1 semana atrás

Biden visita Europa em 1ª viagem ao exterior como presidente

Primeira parada da viagem será no Reino Unido, depois agenda tem reuniões do G7 e encontro Vladimir Putin

AFP – Quase cinco meses depois de tomar posse como presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará nesta quarta-feira (9) ao Reino Unido, primeira escala de uma visita ao continente europeu que tem a agenda lotada de reuniões de cúpula e que terminará com um encontro com o chefe de Estado da Rússia, Vladimir Putin.

Acompanhado pela primeira-dama, Jill Biden, o presidente democrata comparecerá à reunião de cúpula do G7 na Cornualha, onde a pandemia de covid-19 e a mudança climática estarão na lista de prioridades.

A primeira escala acontecerá na Base Aérea de Mildenhall, leste do Reino Unido, onde o presidente discursará para integrantes da Força Aérea americana.

Na quinta-feira está prevista uma reunião com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. No domingo, Biden visitará a rainha Elizabeth II no castelo de Windsor.

“Minha viagem à Europa é uma oportunidade para que os Estados Unidos mobilizem as democracias do mundo“, declarou Biden, que repete desde sua posse que os “Estados Unidos estão de volta” (“America is back”) e pretende ter uma participação ativas nas questões mundiais.

Após o mandato de Donald Trump, no entanto, os aliados “receberão as palavras tranquilizadoras com um pouco de ceticismo”, destaca Suzanne Maloney, do centro de estudos Brookings, com sede em Washington.

“A vontade de Biden de reconectar com eles terá que superar não apenas as cicatrizes dos últimos quatro anos, mas também as perguntas sobre a saúde da democracia americana”, escreveu.

O presidente democrata também visitará Bruxelas e terá vários encontros bilaterais em uma viagem desgastante de oito dias.

“Ele se prepara para isto há 50 anos”, afirmou sua porta-voz, Jen Psaki, em referência à longa carreira política do presidente de 78 anos, que foi eleito para o Senado pela primeira vez em 1972.

“Ele conhece alguns destes dirigentes, entre eles o presidente Putin, há décadas”, completou.

Deixe um comentário

Leia também

Seis dias após mal súbito no gramado, Eriksen tem alta médica na Dinamarca

ESTADO – O meia dinamarquês Christian Eriksen recebeu alta do hospital Rigshospitale…