Mundo

Biden suspende deportações por 100 dias

JSNEWS – “Por 100 dias, começando em 22 de janeiro de 2021, o DHS suspenderá as deportações de certos não cidadãos cuja deportação foi ordenada“, detalhou o secretário interino David Pekoske, recém-nomeado por Biden.

O motivo da suspensão, disse Pekoske, é “garantir” que os Estados Unidos tenham “um sistema de imigração justo e eficaz voltado para a proteção da segurança nacional, da fronteira e da segurança pública”, para o qual ele ordenou uma “revisão e reinicialização” dos protocolos.

A pausa de 100 dias na aplicação de deportações não se aplica a pessoas suspeitas de terrorismo ou outras questões de segurança nacional, e também para àqueles que não estiveram nos Estados Unidos antes de 1º de novembro ou que renunciaram ao seu direito de permanecer nos USA ou se o diretor em exercício de Immigration and Customs Enforcementdeterminar a remoção individualizada de remoção“.

Nova lei de imigração para o Congresso
Inaugurando o que é antecipado como uma nova era na Casa Branca, Biden cumpriu sua promessa eleitoral de apresentar em seu primeiro dia de mandato um projeto de lei de imigração abrangente que inclui um caminho para a cidadania para cerca de 11 milhões de imigrantes indocumentados nos Estados Unidos.

Quatro anos de política restritiva a imigração do presidente Donald Trump, a equipe de transição de Biden anunciou alguns detalhes do projeto de lei que o democrata enviará ao Congresso como parte de seu compromisso de “modernizar” o sistema de imigração, referido como “US Citizenship Act of 2021“.

A iniciativa, que deve receber a aprovação de ambas as câmaras legislativas, dominadas por democratas e visa administrar e proteger a fronteira de “forma responsável“, manter “famílias e comunidades seguras e administrar melhor a migração em todo o hemisfério”.

A maior reforma da imigração
Se aprovado, o projeto legislativo de Biden representaria a maior reforma da imigração desde o governo do republicano Ronald Reagan (1981-1989), que legalizou três milhões de imigrantes em 1986.

Não é de surpreender, e como seu nome sugere, seu ponto-chave é oferecer um caminho para a cidadania em oito anos para os 11 milhões de imigrantes indocumentados que estimam viver nos Estados Unidos.

Os imigrantes poderão obter um estatuto jurídico temporário que lhes dará a opção de obter uma autorização de residência (“green card”) cinco anos mais tarde, se cumprirem uma série de requisitos como não ter registro criminal e pagar os seus impostos.

Mas um grupo importante deles, os menores que chegaram ao país como filhos pelas mãos de seus pais, também indocumentados e conhecidos como “Dreamers”, bem como os protegidos pelo Status de Proteção Temporária (TPS), em sua maioria centro-americanos, e os trabalhadores agrícolas migrantes poderão aspirar a uma residência legal “imediata” e três anos depois à cidadania, afirma a nota.

Para evitar uma enxurrada de imigrantes, o projeto afirma que esta medida afetaria os imigrantes que estão “fisicamente presentes nos Estados Unidos em 1º de janeiro de 2021 ou antes”.

Deportado por Trump também serão beneficiados
Aqueles que foram deportados durante a presidência de Trump, desde 20 de janeiro de 2017, e que estiveram fisicamente presentes por pelo menos três anos antes da expulsão podem solicitar o mesmo benefício para “unidade familiar e outros fins humanitários”, mas esse processo vai depender de do Departamento de Segurança Interna (DHS), para o qual Biden indicou o cubano-americano Alejandro Mayorkas.

A reunificação familiar inclui grupos LGBTQ +
Outra das aspirações da lei será a reunificação familiar, dando especial importância aos grupos familiares LGBTQ + e também permitindo que os imigrantes com solicitações aprovadas de patrocínio familiar se reúnam temporariamente com seus entes queridos nos Estados Unidos enquanto aguardam os cartões de residência.

O projeto também inclui uma disposição que proíbe “a discriminação com base na religião e limita a autoridade presidencial de emitir proibições futuras” e aumenta a diversidade de vistos de 55.000 para 80.000.

Muro fronteiriço sem financiamento
Para tentar conseguir o apoio republicano necessário no Senado, Biden também incluiu novos recursos na fronteira, sua decisão de deixar de lado a construção do muro de fronteira com o México – promessa eleitoral cumprida pela metade por Trump – e aportar recursos na “tecnologia” para acelerar a detecção de entorpecentes.

A nova proposta também pretende destinar recursos para aprimorar o “profissionalismo” dos agentes de fronteira e criar uma comissão para apurar possíveis “abusos contra os cruzadores de fronteiras”, além de buscar aprimorar o atendimento de pessoas, famílias e menores sob custódia da Alfândega e Proteção de Fronteira (CBP).

Deixe um comentário

WordPress Ads