Biden EUA Imigração Mundo

Biden retoma a política da era Trump ‘Fique no México’ para requerentes de asilo na fronteira mexicana

JSNEWS – O governo Biden chegou a um acordo com o México para restabelecer uma política de fronteira da era Trump (“Remain in Mexico”) que força os requerentes de asilo a esperarem no México por audiências no tribunal de imigração dos EUA, disseram as autoridades americanas nessa quinta-feira,02.

Durante a vigência dessa politica na era Trump, cerca de 70.000 requerentes de asilo nos USA tiveram que aguardar do lado mexicano até que seus casos fossem analisados por uma corte americana, essa lei foi editada em 2019 a fim de diminuir a pressão migratória na fronteira mexicana foi suspensa por Biden em seu primeiro dia na Casa Branca.

Durante a vigência dessa lei as travessias ilegais de fronteira caíram drasticamente depois que o México, enfrentando ameaças de retaliações comerciais de Trump concordou em 2019 com a aplicação dessa política que implica em abrigar os requerentes de asilo nos USA em seu território.

Espera-se que os migrantes concentrem-se a partir de segunda-feira nas cidade fronteiriças do lado mexicano diante da impossibilidade de serem recebidos nos Estados Unidos.

O anúncio, feito nessa quinta-feira, foi seguido de intensas negociações bilaterais entre os EUA e o México uma vez que a efetividade dessa lei dependia da concordância do México que “exigiu uma série de melhorias humanitárias” como condição para aceitar pessoas em seu território sob este programa.

Com o relançamento de “Remain in Mexico“, duas polêmicas políticas de fronteira da era Trump estarão em vigor sob Biden, a outra é a ordem de saúde pública da era Trump, conhecida como “Título 42”, que permite a rápida expulsão de migrantes encontrados na fronteira dos Estados Unidos com o México que continua em vigor.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads