Biden Imigração Mundo

Biden diz que não é racional deportar migrantes para Venezuela, Cuba e Nicarágua

EFE – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nessa terça-feira que “não é racional” deportar para a Venezuela, Cuba e Nicarágua os migrantes que chegam desses países, e afirmou que trabalha com o México para impedir o fluxo dessas chegadas.

Falando à imprensa na Casa Branca, Biden disse que a situação na fronteira é “totalmente diferente” da anterior administração de Donald Trump (2017-2021), uma vez que “menos migrantes chegam da América Central e do México”.

“Agora estou atento à Venezuela, Cuba e Nicarágua. A possibilidade de enviá-los de volta para esses países não é racional”, disse Biden. “Estamos trabalhando com o México e outros países para ver se podemos parar o fluxo (migratório)”.

Diante dos rumores de que os governadores republicanos poderiam enviar migrantes indocumentados para o estado de Delaware, onde fica a residência de Biden, o presidente simplesmente respondeu com um tom zombando: “Visite Delaware, é um estado bonito”.

A imigração tornou-se uma das grandes questões de campanha nas eleições de meio de mandato de novembro, na esteira da decisão de alguns governadores republicanos de enviar grupos de imigrantes indocumentados para estados governados pelos democratas em protesto à política de imigração de Biden.

Desde abril, o governador do Texas, Greg Abbott, um republicano, tem enviado regularmente ônibus transportando migrantes, a maioria venezuelanos, para Washington, Nova York e Chicago em resposta à tentativa de Biden de rescindir o Título 42, uma política de saúde que permitia deportações expressas de migrantes na fronteira.

Na semana passada, o governador da Flórida, Ron DeSantis, um republicano, juntou-se à estratégia de Abbott enviando dois aviões transportando migrantes para Martha’s Vineyard, uma ilha exclusiva no estado de Massachusetts. EFE

Deixe um comentário

WordPress Ads