Biden EUA Mundo

Biden aparece em vídeo dizendo que não faria diferença se o Haiti afundasse no mar

JSNEWS – Circula pelas redes sociais um vídeo em que Joe Biden diz que “não faria diferença se o Haiti afundasse no mar”. O vídeo foi feito em 1994 e resgatado num momento em que seu governo enfrenta uma forte reação negativa pelo modo como tem lidado com o influxo de imigrantes haitianos na fronteiras dos Estados Unidos com o México.

As observações foram feitas pelo Sr. Biden uma entrevista na PBS News quando ele era o senador por pelo estado do Delaware. Na ocasião ele foi questionado pelo apresentador, Charlie Rose, se o então presidente Bill Clinton invadiria o Haiti após o golpe militar ocorrido em 1991 contra o presidente democraticamente eleito Jean-Bertrand Aristide.

Biden respondeu: “Se o Haiti, que coisa horrível de se dizer, se o Haiti simplesmente afundasse silenciosamente no Caribe ou se elevasse 300 pés, isso não importaria em termos de nossos interesses”.

Embora o vídeo já existe há anos, ele foi sendo amplamente compartilhado esta semana nas redes sociais, depois que milhares de imigrantes haitianos que estavam acampados na cidade de Del Rio, no Texas, perto da fronteira dos Estados Unidos com o México, foram enviados à força de volta para sua terra natal.

A Casa Branca enfrentou uma reação negativa depois que vídeos mostraram oficiais de proteção da fronteira montados a cavalo tentavam conter os haitianos que tentavam cruzar a fronteira.

A deportação dos haitianos ocorre em um momento conturbado para o Haiti, o assassinato do presidente Jovenel Moise em 7 de julho e de um terremoto de magnitude 7,2 em meados de agosto, que matou mais de 2.200 pessoas.

Deixe um comentário

WordPress Ads