Esportes Mundo

Besuntado de Tonga é eliminado no taekwondo

Durou pouco a participação de Pita Taufatofua, conhecido como “besuntado de Tonga”, nas Olimpíadas de Tóquio. O atleta do taekwondo acabou eliminado nesta terça-feira (27) para Ivan Trajkovic, da Eslovênia, na repescagem na categoria peso pesado (acima de 80kg).

A ida do atleta ao Japão se notabilizou muito mais por ele novamente apresentar Tonga e seus trajes típicos ao mundo. Isso porque, além de virar meme e ficar célebre ao fazer palestras motivacionais e lives, Pita se tornou um representante de seu país e da cultura do Pacífico e embaixador da Unicef.

O traje e o óleo do ‘besuntado’
Pita Taufatofoa veste nas cerimônias de abertura um tipo de ta’ovala. Trata-se de um traje tradicional feito com uma espécie de tecido feito com fibras de coco usado em eventos formais. É normal que, no caso dos homens, o torso fique nu.

O coco aliás também é a matéria prima do óleo que Pita usa para ficar “besuntado“. De acordo com o site Polynesian Cultural Center, especializado na cultura da região da Polinésia, os tonganeses têm por cultura se apresentar “da forma mais clara” para as outras pessoas em ocasiões especiais, como uma Olimpíada. Assim, o brilho do óleo de coco reforça o formato do corpo humano.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram, inclusive, a terceira edição em que Pita apareceu vestindo trajes típicos e coberto com o óleo de coco. Ele fez isso nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e nos Jogos de Inverno de PyeongChang, em 2018 — mesmo no frio o atleta apareceu no estádio sem camisa.

Deixe um comentário

WordPress Ads