EUA Local Mundo Novo Normal Religião

Autoridades católicas aconselham novos batizados após padre usar palavras indevidas por décadas

JSNEWS – A Diocese de San Diego, na Califórnia, recomenda a seus fiéis, que possa estar preocupados de que seu batismo possa ter sido realizado de forma indevida e por isso tornando-o invalido, entrarem em contato com Padre local para realizar um novo batismo.
A recomendação da Diocese foi feita nessa semana logo após a renúncia de um padre católico que reconheceu ter realizado erroneamente milhares de batizados nas últimas duas décadas.

O Jornal New York Times informou nessa segunda-feira,14, que o padre Andres Arango realizava batismos na Igreja Católica de St. Gregory, em Phoenix, no estado do Arizona, quando alguns congregantes notaram uma pequena variação do ritual tradicional. O Padre Arango recitava a variação “Nós vos batizamos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” diferentes da forma prescrita pela doutrina da Fé do Vaticano que é “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

O bispo de Phoenix, Thomas Olmsted explicou que “o problema de usar ‘nós’ é que não é a comunidade que batiza uma pessoa, mas é Cristo, que preside todos os sacramentos, e então é Cristo Jesus quem batiza”, afirma. A diferença é crítica porque acredita-se que o padre esteja falando diretamente por Cristo durante os batizados e outros ritos sacramentais e não falando em nome das pessoas ou da comunidade ali reunida durante o ajuntamento do batismo.

Funcionários de St. Gregory investigaram relatos de paroquianos de que Arango disse “nós” em vez de “eu“, e no mês passado eles determinaram que o padre havia realizado erroneamente milhares de batizados que datam de mais de 20 anos. Os descuidos também ocorreram enquanto Arango foi designado para o Brasil e San Diego, informou o New York Times.

Arango foi designado para a Diocese Católica Romana de San Diego entre 2000 e 2005, disse um porta-voz da diocese de San Francisco na terça-feira.

“Se alguém pensa que de alguma forma foi afetado por isso, ele precisa ir procurar um Padre”, disse Kevin Eckery, porta-voz diocesano. “Eles precisam ser totalmente batizados, e o um Padre pode cuidar disso.”

As descobertas criaram uma grande dor de cabeça para os funcionários da igreja no Arizona (e talvez crie esse mesmo problema no Brasil) porque os batizados são um elemento fundamental da Igreja Católica. Um batismo falho poderia, em última análise, afetar todos os outros procedimentos na fé – como casamentos, disse a Diocese de Phoenix.

O batismo é a base de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida no Espírito (vitae spiritualis ianua), e a porta que dá acesso aos outros sacramentos“, disse a diocese em seu site. “Como ponto de entrada para outros sacramentos, um batismo inválido invalida, portanto, quaisquer sacramentos subsequentes, especialmente confirmação, casamento e ordens sagradas.”

A diocese emitiu uma nota sobre a preocupação crucial de que o erro poderia afetar os casamentos.

“Infelizmente, não há uma única resposta clara”, disse a diocese em sua nota aos paroquianos. “Há uma série de variáveis quando se trata de casamentos válidos, e o Tribunal Diocesano está aqui para ajudar.”

A igreja sugeriu que pessoas casadas que foram batizadas por Arango entrem em contato com o Tribunal, referindo-se ao tribunal diocesano que julga casos eclesiásticos.

“Me entristece saber que realizei batizados inválidos em todo o meu ministério como padre usando regularmente uma fórmula incorreta”, escreveu Arango em uma mensagem aos membros da diocese de Phoenix. “Lamento profundamente meu erro e como isso afetou inúmeras pessoas em sua paróquia e em outros lugares.”

O bispo de Fênix emitiu uma declaração dizendo que não acreditava que Arango “tinha qualquer intenção de prejudicar os fiéis ou privá-los da graça do batismo e dos sacramentos”.

A Diocese de San Diego disse que Arango foi designado para um de seus Centros Newman, que são centros comunitários católicos nos campi universitários.

Deixe um comentário

WordPress Ads