Biden Internacional Mundo

Aumenta a percepção positiva dos Estados Unidos pela comunidade internacional sob governo Biden

JSNEWS – Aprovação da liderança dos Estados Unidos diante da comunidade internacional aumentou em quase 20% durante os primeiros seis meses da presidência de Joe Biden, um relatório do Instituto Gallup mostra as classificações dos EUA em recuperação das baixas recorde vistas durante a administração Trump.

Ao final do mandato de Trump, a aprovação média dos Estados Unidos na comunidade internacional era de 30%. A classificação de Biden é a mesma de seu ex-chefe, o presidente Barack Obama, que também atingiu 49% de aprovação em seu primeiro ano de mandato em 2009.

Entretanto a taxa de desaprovação de Biden que é de 36%, é maior que a registrada durante o Governo Obama (entre 2009 e 2017). A classificação final de desaprovação de Trump foi de 44%, um recorde de alta e sete pontos acima da recente classificação de desaprovação de Biden.

Em seu último ano de mandato, Trump e seu governo reivindicaram alguns sucessos no campo da política externa, como o acordo com o Taleban, a normalização das relações entre Israel e vários estados árabes no Oriente Médio.

Mas as ideias e políticas isolacionistas que protegem os EUA do resto do mundo e os danos causados ​​às alianças tradicionais, incluindo a falta de cooperação durante a pandemia, são provavelmente contribuintes para o baixo índice de aprovação de 30% medidos quando Trump deixou a Casa Branca.

Biden voltou a aderir ao Acordo do Clima de Paris em seu primeiro dia no cargo e interrompeu o processo de saída da Organização Mundial da Saúde iniciado por Trump.

Em seu primeiro discurso delineando sua agenda de política externa, Biden disse que trabalharia para restaurar as alianças dos EUA por meio de um foco renovado na diplomacia – uma promessa que provavelmente tranquilizou aliados e parceiros preocupados e contribuiu para um aumento no índice de aprovação da liderança dos EUA durante o primeiro semestre deste ano.

Em vários países europeus que se contam entre um grupo de fortes aliados dos EUA, o índice de aprovação saltou pelo menos 40%. Os índices de aprovação aumentaram 52% em Portugal, 45% na Holanda, 42% na Noruega e 41% na Suécia.

As classificações também aumentaram significativamente entre os membros do G7, com o Canadá registrando um aumento de 38%, 36 %na Alemanha, 30% no Reino Unido, 22% na Itália, 18% na França e com o Japão registrando um aumento de 11% na classificação de aprovação da liderança dos EUA.

Deixe um comentário

WordPress Ads