Cultura Economia EUA Internacional Mundo Política

Assessor confirma interesse de Trump em compra da Groenlândia

REUTERS – O assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, afirmou neste domingo (18) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer “dar uma olhada” em uma possível compra da Groenlândia, e destacou que a Dinamarca — da qual a ilha depende politicamente — é um “aliado”.

“Não quero prever um resultado, só digo que o presidente, que sabe uma ou duas coisas sobre a compra de bens imobiliários, quer dar uma olhada na compra da Groenlândia”, declarou Kudlow à emissora “Fox News”. A imprensa americana revelou na quinta-feira passada que Trump pediu aos assessores que averiguem se é possível comprar a Groenlândia da Dinamarca, assunto que já mencionou diversas vezes durante reuniões e jantares nas últimas semanas.

E, embora Kudlow garanta que trata-se de um assunto em “desenvolvimento”, classificou a Dinamarca como “um aliado”.

“A Dinamarca é proprietária da Groenlândia, a Dinamarca é um aliado, a Groenlândia é um lugar estratégico, lá em cima. E tem muitos minerais valiosos”, acrescentou, após indicar que “há anos” o presidente Harry Truman também quis comprar essa ilha.

Truman, que governou de 1945 a 1953, ofereceu US$ 100 milhões à Dinamarca pela ilha ao término da Segunda Guerra Mundial, afirmou na quinta-feira o jornal “The Washington Post”.

Segundo a publicação, na Casa Branca já foi discutida a legalidade da hipotética compra, do processo para incorporar um território com governo próprio e também de onde sairia o dinheiro para a aquisição.

A emissora “CNN” noticiou que Trump, um multimilionário que fez fortuna no setor imobiliário, pediu ao advogado Pat Cipollone, conselheiro da Casa Branca, para que estude a possibilidade.

As versões dos jornais americanos não esclarecem qual é o motivo pelo qual Trump estaria interessado na compra da Groenlândia, mas alguns especulam o interesse nos recursos naturais e outros na sua importância geoestratégica pela proximidade ao Ártico.

A Groenlândia é uma ilha situada na América do Norte, a nordeste do Canadá, e tem 75% da superfície coberta por gelo. Os 2,1 milhões de quilômetros quadrados fazem dela a maior ilha do mundo, embora seja habitada por apenas 56 mil pessoas, a maioria da etnia inuit.

Politicamente, a Groenlândia pertence à Dinamarca, mas trata-se de um território autônomo que desde 2009 administra todas as competências exceto política externa, defesa e política monetária.

Após as versões divulgadas pela imprensa, o governo social-democrata da Dinamarca manteve silêncio, enquanto o governo autônomo da Groenlândia afirmou que a ilha “certamente não está à venda”.

Os Estados Unidos ocuparam a Groenlândia em 1941, para evitar uma possível invasão nazista à ilha, após os alemães ocuparem a Dinamarca, situação que se prolongou até o fim da guerra em 1945. Em 1951, os EUA construíram na Groenlândia a estratégica Base Área de Thule, que teve grande importância durante a Guerra Fria.

Deixe um comentário

WordPress Ads